domingo, 30 de janeiro de 2011

Inverta seu CANELONE!




Oi, gente!
Essa receita é gostosa e muito rápida, porque o macarrão "cabelo-de-anjo" cozinha rápido.....é preciso ter cuidado para ele não "empapar" (instruções na embalagem).

Dica: lembre que ficará muito mais gostoso esse canelone a depender do presunto e do molho escolhidos por você. Melhor usar peito de peru light e cortado mais fino (se tiver bem fininho, pode usar 2: um em cima do outro). Se tiver molho caseiro congelado ou outro que você fez, ficará mais gostoso que simplesmente usar o molho do jeitinho que compra no supermercado, porque não foi tirada a acidez do tomate, nem usados os temperinhos que você gosta.

Ingredientes: 1/2 pacote de macarrão "cabelo-de-anjo"; 400 gramas de presunto magro fatiado; 400 gramas de queijo muçarela fatiado; 250 gramas de requeijão catupiri; Orégano; 2 latas de molho de tomate; 1 pacote (50 g) de queijo parmesão ralado.

Modo de fazer: cozinhe o macarrão por 5 minutos em água e sal; escorra; coloque, sobre uma tábua de carne, 1 fatia de presunto e, por cima, 1 fatia de queijo muçarela; com um garfo, pegue uma pequena porção de macarrão e coloque por cima do queijo; ponha, por cima do macarrão; uma porção de catupiry; Finalize com 1 pitada de orégano; enrole como canelone; coloque-os lado-a-lado, em uma forma refratária; cubra com o molho de tomate já pronto e salpique o queijo parmesão ralado por cima (uso a marca “vigor”); leve ao forno por 20 minutos; e sirva quente. Hummmmmmmmmm!!

 



Gostoso..........simples..........uma delícia!
Use sua imaginação e criatividade em molhos
e outros recheios com o macarrão....




Faça-o com molho branco, se preferir....vai adorar!


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Feijão Preto Delicioso (e não é feijoada)!


Fácil de Fazer: Escolha o feijão limpinho (500g), jogando fora o que está ruim.

Lave o feijão e o deixe de molho na véspera. No dia seguinte, antes de cozinhar, escorra-o, lave-o de novo e ponha na água nova para cozimento em panela de pressão. Esta receita é para panela de pressão com capacidade de 4 1/2 litros.

Acrescente 2 1/2 litros de água, 2 tabletinhos de caldo de bacon, 1 colherzinha rasa (chá) de sal e 2 folhas de louro. Observe sempre o limite definido para sua panela de pressão, para verificar se poderá fazer o feijão nela.

Se quiser dar um sabor de feijoada (sem ser), use 200g de lombo (cortado em 3 a 4 partes), com menor quantidade possível de gordura nele. Se esse lombro tiver salgado, lave-o e deixe-o de molho na água, trocando na véspera a água até o sal ir quase todo embora. Vá sentindo o sabor da água.

Cozinhe, por 45 minutos, em panela de pressão. Ao amornar, verifique a pressão e abra a panela. Veja se está bom de sal.

À parte, refogue 4 dentes de alho picados, em fogo médio, em 3 colheres de sopa de óleo. Acrescente 1 concha cheia de feijão escorrido e já amassado com o garfo. Refogue mais um pouco.

Ponha essa mistura de volta na panela e deixe ferver mais um pouco. O feijão ficará bem encorpado e delicioso. No dia seguinte, ele estará mais encorpado ainda.

Dicas: Use metade do pacote ou, se fizer todo ele, assim como eu, é só fazer a mesma receita com a outra metade, em outra panela de pressão.

Quando estiver pronto, se sobrar e só for usar a partir da semana seguinte, poderá congelar em potes, de preferência, de vidro, do tamanho de suas necessidades. Se congelar em potes plásticos, ao descongelar, não esquente nele, mesmo que possa ir ao micro-ondas. Com certeza, perde um pouco da 'gostosuuuura'.

Quando provar e, para o seu gosto, achar que faltou sal, é só acrescentá-lo. Quando achar salgado (não será o caso desta aqui), será preciso cozinhar mais um pouco com uma batata (nem que precise acrescentar mais água). O tamanho da batata depende do quanto a mais de sal você pôs em sua receita.

Quando congelamos o feijão (ou diversos outros alimentos), ao descongelá-lo (retirá-lo do freezer para a geladeira), normalmente, ele fica levemente mais salgado.

Já fiz de outras formas, mas essa foi a mais prática e gostosa. Normalmente é meu marido quem faz o feijão e outros quitutes. Dividimos as tarefas aqui em casa com nossos filhos também... isso é muito bom, pois todos aprendem e se unem mais ainda. :D

Espero que tenham gostado e que aproveitem muuuito essas dicas e receitas Doce Lar!
 
Beijinhos, Sil!

Feijão "Carioquinha" (ou outro da cor marrom)!


Dicas: Caso resolva deixar o  feijão de molho na véspera, no dia seguinte, antes de cozinhá-lo, lave-o e ponha água nova para cozimento. O tempo de cozimento cairá para 35min. Como estou passando a receita mais fácil não precisa fazer essa etapa não. 

Use metade do pacote ou, se fizer todo ele, assim como eu, é só fazer a mesma receita com a outra metade, em outra panela de pressão, pois não caberá tudo em uma só. Esta receita é para panela de pressão com capacidade para 4 1/2 litros.

Quando provar e, para o seu gosto, achar que faltou sal, é só acrescentá-lo. Quando achar salgado (não será o caso desta aqui), será preciso cozinhar mais um pouco com uma batata (nem que precise acrescentar mais água). O tamanho da batata depende do quanto a mais de sal você pôs em sua receita.

Quando congelamos o feijão (ou diversos outros alimentos), ao descongelá-lo (retirá-lo do freezer para a geladeira), normalmente, ele fica levemente mais salgado.

Já fiz de outras formas, mas essa abaixo foi a mais prática e ainda é muito gostosa.

Algumas pessoas usam 250g de carne de sol (ou carne seca) dessalgada (ou seja, se tiver salgada, precisa pôr em água na véspera e ficar trocando e lavando até o dia seguinte) e cortada em pedaços médios na hora de cozinhar o feijão.

Fácil de Fazer: Escolha o feijão limpinho (500g), jogando fora o que está ruim. Lave-o e ponha em uma panela de pressão.

Acrescente 1 cebola pequena picada;   2 colheres de pimenta de cheiro picadinha e sem semente;   200g de abóbora (daquela bem "alaranjada" - não gosto de usar as "amareladas" - é optativo, caso não queira usar, pois também fica gostoso sem ela, embora perca alguns dos nutrientes);   2 dentes de alho;   1 tabletinho de caldo de feijão/bacon/frango/carne/legumes;   1 colherzinha de sal e quase 2 1/2 litros de água. Observe sempre o limite definido para sua panela de pressão, para verificar se poderá fazer o feijão nela.

Cozinhe, por 40 minutos, em panela de pressão. Ao amornar, verifique a pressão e abra a panela. Veja se está bom de sal.

À parte, amasse, com um garfo, 1 concha grande de feijão (sem o caldo). Refogue, em fogo baixo e em 3 colheres de sopa de azeite (para não perder as propriedades), outros 2 dentes de alho picados. Acrescente o feijão já amassado com o garfo. Refogue mais um pouco.

Ponha essa mistura de volta na panela, acrescente 2 colheres (sopa) de cebolinha picada e deixe ferver mais um pouco. O feijão ficará bem encorpado e delicioso.

Espero que tenham gostado dessa receita fácil e que normalmente está no nosso dia-a-dia...

Beijinhos, Sil!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bolinho Surpresa de Chocolate (de caneca e micro-ondas)!

Fica pronto em 3 minutinhos e a calda, em 30 segundos... Fala sério né gente... É ideal pra matar saudade (e a fome, hahaha) daquele bolinho de chocolate COM CALDA seeem quase sujar louça. Tem coisa melhor? Vi diversas variações dessa receita, como a ordem de misturar ingredientes, usando ou não o liquidificador. Acabei selecionando fotos que mais parecem com a minha experiência, já que não fotografei o "feito". Espero que tenha ficado bem explicadinho... :D

O que importa é que essa aqui deu certo. E você pode servir o bolinho com sorvete. É gostoso! Mas o bom é comê-lo quentinho, como é o petit gâteau, pois é de micro-ondas. Se esfriar totalmente não fica a mesma coisa... Da próxima vez que o fizer, verei como será pôr uns pedacinhos de chocolate no meio da massa (é passar rapidamente o chocolate na farinha de trigo e soltar pertinho da massa, devagar)... mas ainda não fiz esse teste... :T

Ingredientes: 1 ovo pequeno;   4 colheres (sopa) de leite;   3 colheres (sopa) de óleo;   2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó;   4 colheres (sopa) rasas de açúcar;   4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo;   e 1 colher (café) de fermento em pó.

Modo de Fazer: Coloque o ovo na caneca e bata bem com um garfo; acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Leve por 3 minutos ao micro-ondas na potência máxima.



Dicas:

(1) Para saber qual a caneca ideal, separe uma com capacidade de 300 ml. Se for menor do que isso, ingredientes podem transbordar e vazarão pela caneca. Se isso ocorrer, não se desespere! :)


 
(2) Se preferir, desenforme, corte com um pedaço paa ficar retinho, vire no prato e ponha a cobertura. De repente dá até para dividir em 2 menores... para tudo se dá um jeitinho... Pode desenformar o bolinho antes. Ponha num prato e depois derrame a cobertura, seja ela qual for.

Dimensões desta caneca:

9,5 de comprimento (altura)
8,5 de diâmetro (largura da boca da caneca)
Capacidade de 300 ml

(3) A colher (sopa) da farinha, do chocolate e do açúcar são RASAS. Se colocar colher (sopa) fazendo morro, o bolo vai ficar duro.

(4) Se você deseja desenformar da caneca, facilitará se untar uma outra caneca com margarina e farinha de trigo para por a massa que misturou e levar o bolo para assar no micro-ondas.

Opções de cobertura 
(Ela penetra na massa. Para ajudar, afaste as laterais, enquanto vai derramando, na massa, a cobertura)

(1) Cobertura simples (calda): Essa é a mais rápida, mais barata e é gostosa.


Ingredientes: 2 colheres (sopa) de leite;   1 colher (chá) de manteiga;   1 ou 2 colher(es) (sopa) rasa(s) de açúcar (usei só 1 para não ficar muito doce);   3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó.

Modo de fazer: Misture tudo e coloque por 30 segundos no micro-ondas na potência máxima. Coloque no bolo ainda quente.

Fica mais ou menos assim:

A foto não tá bem focalizada, mas acho que dá pra ver...

(2) Cobertura de Ganache


Ingredientes: 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado;   3 colheres (sopa) de creme de leite;   1 colher (sopa) de leite.

Modo de fazer: Derreter o chocolate em banho-maria (no fogo) e acrescentar o restante dos ingredientes. Deixe esfriar levemente para engrossar um pouco e cubra o bolo com essa calda.

Fica assim ao esfriar um pouco:
Nhami, nhami!

O bom é se divertir fazendo esse bolinho, também. Então, enfeite-o e seja hiper criativa (o). :D

Algumas ideias pra vocês:

Aniversário de Namoro e você quer fazer algo pra ele sem ter muita habilidade na cozinha? Aí... Mas não esqueça de decorar bastaaaaante!

E porque não aproveitar as crianças, filhos e sobrinhos para brincar de decorar bolinhos e depois comer? :)

Espero que tenham gostado! 

Beijinhos, Sil!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Tranquilizante e Saboroso Maracujá!



Aqui em casa, costumo congelar muitos alimentos, de forma a ter praticidade futura. No caso do suco de maracujá, aproveito a época das promoções, como tem sido, e faço polpa. Congelo-as em potes de requeijão desocupados e devidamente higienizados. Poderia fazer isso em cubos ou em potes transparentes comprados em lojas de plásticos.

Normalmente procuro maracujás que, ao balançá-los, sinto as polpas soltas dentro das cascas. Nem sei se é assim que se escolhe. Claro que também olho se não estão verdes ou maduros demais ou estragados.

Cliquem na imagem para ampliá-la, caso necessário!

1º Passo: depois de lavar os maracujás e enxugá-los Parta as frutas ao meio, com cuidado para não deixar a polpa cair na tábua onde está cortando a fruta e não perder parte do suco.

2º Passo: ponha cada polpa imediatamente no liquidificador e bata ligeiramente. Use a velocidade mais fraca para não espalhar semente e suco para todos os lados. Se precisar (às vezes a polpa é mais seca), use pouca água filtrada para completar (pouca mesmo).

3º Passo: coe o suco concentrado em peneira nem fina demais (porque quase não passará nada e perderá suco), nem grossa (que deixa passar sementes).

4º Passo: poderá optar por congelar o maracujá, dividindo-os nos potinhos. A quantidade vai depender de quanto comprou da fruta. Normalmente 10 maracujás dão 2 ½ potinhos para congelar. Poderá descongelar normalmente a polpa de maracujá, quando resolver fazer suco, mousse, etc.....essas receitas com a polpa também postarei depois para vocês.

5º Passo: faça o suco mais espesso ou não, mais doce ou não, da forma como preferir. Misture sempre que for bebê-lo.

Resumão Visual! :D

Espero que tenham gostado!
Beijinhos, Sil! 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sobremesa de Sorvete com Sonho de Valsa!

 
(foto retirada do link
 http://www.temperandoavida.com.br/index.php?pagina=receitas_det&id_rec=519)

Não parece gostosa e fácil? Pois ela é sim.....
...dá para umas 5 a 6 pessoas e não haverá ninguém reclamando dela.... :D

Lá vai mais uma com o Sonho de Valsa... Fazer o quê se o bicho é bom? ahahahha

A única dificuldade é fazer o brigadeiro. Bem, vamos combinar...isso não é difícil. A receita não é minha, nem lembro onde a consegui, mas sei que é muito rápida se você comprar os ingredientes, dá para montar na hora, porque o brigadeiro é rápido e fica em ponto um pouco mais mole. Já fiz sucesso com ela....e como!

Ingredientes: 1 pote de sorvete de sua preferência (flocos, prestígio e creme crocante ficam melhor, mas pode ser de abacaxi ou outro);  10 bombons “sonho de valsa” (cortá-los, cada um, em 4 partes);  1 vidrinho de cerejas cortadas ao meio;  1 xícara (de chá) de castanha de caju picada (ou outro que preferir ou tiver em casa: nozes, amêndoas, castanha do Pará); e, para o brigadeiro: 2 latas de leite condensado;  4 colheres de sopa de chocolate em pó (se usar Nescau/Toddinho, ficará mais doce ainda);  2 colheres (de chá) de margarina (de preferência, sem sal);  e 1 lata de creme de leite.

Modo de Fazer: Em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e mexa bem até obter um brigadeiro mole. Reserve e deixe esfriar. Acrescente o creme de leite. Em uma taça de vidro ou compoteira, coloque colheradas do brigadeiro. Por cima, bolas de sorvete, castanhas quebradas, bombons em pedaços e cerejas. Decore com colheradas de brigadeiro (entre as bolas de sorvete). Enfeite com cerejas. Coloque no freezer por 1 hora e estará pronto para servir (ou faça na hora).

Espero que tenham gostado dessa também!

Beijinhos, Sil!

Que tal um Sonho de Coquetel?

(Meu Deus do céu, vendo essa foto, até eu quero fazer um... hahaha)

Bem gente, esse é muito rapidinho:

Bata, no liquidificador, 1 lata de leite condensado, a mesma lata (ou 1 dedo a menos dessa mesma lata) com cachaça da boa (porcaria não vale e cachaça pura é sempre ruim..para mim, claro), 4 bombons “sonho de valsa” e 1 garrafinha de 600ml de guaraná (prefiro o “Antártica”, mas é seu o coquetel).

Só fiz uma vez e tem uns 15 anos....faz tempo, né? Gostava de variar os coquetéis ao receber as pessoas em casa, enquanto provavam quitutes e esperavam o almoço. Assim, mas adiante, tenho mais de 20 receitas de coquetel para passar a vocês.

DICA: usar a imaginação na hora de enfeitar o copo (com ou sem canudinho, com ou sem fruta, com ou sem a borda suja de coco ralado ou açúcar, com biscoitinhos de chocolate, pode “sujar”a receita com calda de chocolate, fazendo desenhos ou etc, a depender dos ingredientes de sua receita e de sua criatividade).

Lembrem-se: A gente come  primeiro com os olhos....Se é lindo e se é gostoso...
hummmmmmmmmmm......

Beijinhos, Sil!

Arroz Colorido com Amor!


Sabe quando o tempo é curto e você tem que se virar com o que tem em casa? Foi assim que surgiu essa receita. Bem, esse foi o primeiro prato que o maridão fez para “se virar” cozinha. Não é que ficou uma delícia? Depois disso ele já arrasou diversas vezes em outras receitas, como a do feijão preto, que agora é sempre ele quem faz.....mas essa do feijão fica pra depois.....

Ingredientes: 2 medidas (xícaras de chá bem cheias) de arroz. Ele fez o arroz com cebola, alho e sal, mas você pode usar o que sobrou do dia anterior. 1 lata de ervilha (lavar e escorrer);   1 lata de milho (embora eu goste, hoje não usamos mais – eu ponho por fora só no meu prato);   100g de presunto;   linguiças defumadas de frango (a da COPACOL é ótima e super barata aqui em Brasília no Atacadão, onde sai a metade do preço dos demais supermercados);   2 cebolas médias picadinhas;   4 colheres de sopa de margarina;   ½ xícara de cebolinha picadinha;   cenoura picadinha em cubinhos (medida: 1 lata);   6 ovos (cozidos ou mexidos);   ½ copo de requeijão;   uns 35 a 50g de queijo parmesão ralado de boa qualidade (para o gosto ficar bom - usamos o Vigor);   1 pacote de 140g de batata palha (a mais fina ou a extra fina são as melhores);   100g de bacon picadinho (opcional – não usamos mais);   para pôr em cima da receita final: 200g de queijo muçarela ralado.

Modo de Fazer: Pique o presunto e reserve. Pique os ovos cozidos ou faça-os mexidos na margarina. Frite a linguiça já picadinha em pouco azeite, em fogo baixo ou até 180 graus (para não perder as propriedades dele), e reserve. Lave a cenoura, cozinhe na água e sal e escorra. Lave e escorra a ervilha e o milho. Misture tudo isso com uns 35g de queijo parmesão ralado (1/3 do pacote de 100g). Refogue as 2 cebolas na margarina. Ponha na mistura acima e misture novamente. Inclua cebolinha, bacon fritinho (optativo) e o requeijão. Depois de tudo bem misturado, coloque, por cima, o queijo muçarela ralado (2/3 do primeiro pacote de 100g e o outro todo). Ponha, por 30min, em forno médio pré-aquecido (uns 10min antes). O arroz não ficará seco por causa da margarina e do requeijão, principalmente. Sirva com salada à sua escolha. 

Dica Doce Lar: Para quem não quer usar forno e sim o micro-ondas, elimine o ovo, a linguiça e o bacon. Use a cenoura que vem pronta na lata (lave e escorra). Aumente a quantidade de presunto para 200. Deixe a batata palha para espalhar por cima de tudo, após misturados todos os ingredientes e quando tirar do micro-ondas com a muçarela derretida, para que possa servir. Pode usar também ½ xícara (de chá) de uva passas sem caroço. Faça o arroz, também no micro-ondas, conforme explica a embalagem própria, observando a potência indicada. Experimente o seu aparelho, esquentando a mistura (já com tudo e a muçarela por cima). Se precisar, esquente de novo. Normalmente, como tudo está natural ou levemente gelado, deve pôr uns 4 minutos e ver se precisar esquentar mais. FAZER DESSA FORMA É BEM SIMPLES E RÁPIDO. Também fica uma delícia! Sirva com uma salada variada e bem gostosa. Se gosta de galeto, compre um que fica gostoso como acompanhamento também.


Beijinhos, Sil! 

domingo, 16 de janeiro de 2011

Frango ao Creme Especial!




O mais difícil da receita seria cortar os filés fininhos. Mas isso pode ser resolvido. Se não comprá-los já fatiados, para ajudar, é escolher filé de peito de frango, que deve vir congelado, deixar na geladeira de um dia para o outro. Quando notar que descongelou, mas não ainda por completo, que a carne de frango ainda está firme, será esse o ponto de fatiá-lo sem ter trabalho. Use, de preferência, creme de leite e requeijão light, pois ficará saboroso da mesma forma.

Ingredientes:  500g de filé de peito de frango fatiado bem fino;   3 dentes de alho;   1 colherinha (chá) de alecrim;   1 lata de creme de leite sem soro;   ½ copo de Requeijão;   ½ lata de milho (lavar e escorrer);   1 pacote creme de cebola ou 2 cebolas médias;   ½ copinho de cogumelos fatiados (ou se inteiros, cortar ao meio);   1 colher de sopa de cebolinha picadinha;   150g de muçarela cortada em fatias finas (opcional)

Modo de Preparo: Bater no liquidificador o creme de leite, o milho verde, o requeijão e a sopa de cebola e reservar. Provar o sal desse creme. Acrescentar os cogumelos e a cebolinha. Misturar.
Se achar o creme ensosso, pôr um pouco de sal (acho difícil isso acontecer). Se achar salgado, acrescentar a outra metade do copo de requeijão.
Cortar os filés de frango em fatias finas e temperá-las com alho e alecrim.
Arrumar, em um pirex comprido, o frango e a massa sobre ele. Caso só tenha vasinha pequena e alta, será necessário alternar as camadas para o creme alcançar todas as fatias e ela cozinhar e amaciar com essa mistura.
Se desejar, acrescentar, por cima de tudo, o queijo muçarela em fatias finas.
Assar em forno médio pré-aquecido por 20 minutos.

Beijinhos, Sil!

Coquetel de Pêssego!

Ele fica um pouco mais espesso e cremoso
que o da foto...infelizmente não tirei a foto que deveria.
Fica por causa do leite condensado com creme de leite.

Sabe aquele momento em que receberá os amigos? Quer inovar, servir algo gostoso com uns petiscos e marcar ponto com isso, antes de sair seu prato principal? E se você ainda decidir dar um charme a mais, pôr esses coquetéis em uns copos médios (não cheios), com um canudinho daqueles que dobram (é só cortar um pedaço dele para ficar um pouco menor)?

Bem, vai aí uma receitinha de um drink leve, só pra variar um pouco. É facil mesmo de fazer e todos me pedem de imediato. É rápida também essa receita e rende, além de ter um custo acessível a todos.

É assim...bata, no liquidificador: 1 garrafa de espumante;   1 lata de pêssego em calda e sem sementes (use a calda também);   1 lata de leite condensado e 1 lata de creme de leite com soro e tudo. Provavelmente, como não cabe tudo de uma vez no liquidificador, você precisará fazer como eu, que dividi todos os ingredientes pela metade e bati em 2 partes. Depois misture tudo em uma jarra que já está pronto!

Dica 1: o legal mesmo é que pode até fazer cedinho para servir mais tarde ou fazer na noite anterior ao encontro. Assim, servirá um coquetel mais grosso. Se preferir menos grosso, é fazer para servir.

Dica 2: pode guardar na geladeira em garrafa de 2 litros de refrigerante (bem higienizada antes, claro), para balançar a garrafa (misturar bem) antes de servir. Fica mais fácil de guarda no refrigerador assim que em jarra. Claro que você não vai servir nessa garrafa, pois, de cara, a pessoa nem vai achar a beleza que é. EXPERIMENTE!

ACOMPANHAMENTO 
Tem algo rápido de fazer e gostoso para acompanhar o coquetel. Se você está num dia sem tempo e dinheiro e quer algo legal para fazer, pode comprar pão francês (de preferência dos pequeninos), parti-los ao meio, retirar o miolo, passar margarinha, polvilhar com orégano e pôr uma fatia de muçarela. Ponha no forno para assar. O queijo derreterá e o pãozinho ficará uma delícia. Faça quantos desejar. Se quiser enfeitar mais e dar um toque, poderá pôr, em cima do queijo, umas fatias de azeitona ou tomate seco com um fio de azeite.

Vá por mim e veja o sucesso que fará. Agora, se tiver com dinheiro suficiente para incrementar seus petiscos, aí, bem mais adiante, podemos dar algumas receitas que ajudarão, certo? Por outro lado, se tiver preguiça ou falta de tempo, mas tiver dinheiro, compre uns salgadinhos mesmo, que tal? O que quis deixar aqui foi um receita especial para você brilhar rapidinho e sem esforço.
Beijinhos, Sil!



Pão de Queijo em Formato de Bolo!


 

Sabe, quando alguém chega de surpresa em sua casa e você não tem nada preparado?
Ou então, você quer servir algo diferente, fazer sucesso, mas sem trabalho?
Então essa é sua receita. Recebi de uma amiga de minha mãe e sempre passo a todos.
Pode fazer em uma forma inteira ou em forminhas, como desejar!

 
 
Ingredientes: Faltando 02 dedos para completar 1 copo (pequeno, de geleia de mocotó, ou similar) de óleo de sua preferência (milho, soja, girassol);   01 copo de leite cheio (pequeno, de geleia de mocotó, ou similar);   03 ovos;    06 colheres (sopa) de amido de milho (“maizena” ou outro);   08 colheres (sopa) queijo parmesão ralado (pacote 100 gramas);   01 copo (de vidro de requeijão ou similar) de polvilho doce (sobra ainda bastante do pacote, que dará para outras 2 a 3 vezes). Nunca coloquei sal.


Modo de fazer: Bata os ingredientes acima no liquidificador. Acrescente, por último, 01 colher (sopa) de fermento em pó e bata rapidamente. Leve para assar em forma untada e polvilhada e em forno médio. Pode desenformar ainda quente. Antes, é só soltar um pouco com utensílio de cozinha feito de silicone ou faca normal mesmo, mas com cuidado para não arranhar a forma (pois é antiaderente).

OBS: (1) Forma com buraco no meio e antiaderente é muito melhor para assar por igual e desenformar fácil. Fica pronto em torno de 20 minutos, mas depende do forno. É bom acompanhar. A mistura cresce, fica bonita e dá um leve tom de assado. Ao tirar do forno, logo ela abaixa o volume.

OBS: (2) Além de ser super prático, barato e saboroso, esse pão-de-queijo quebra o maior galho, pois é rápido e servido ainda quente. Se sobrar ainda, não tem problema. Mesmo quando já está frio, ela é gostoso (pode esquentar no micro-ondas), mas, claro, nada como servi-lo na hora em que fica pronta.

OBS: (3) Como acompanhamento, a depender do clima, da região do país e do que você gosta, normalmente é servida com cafezinho ou chocolate, refrigerante ou suco ou pode ser o prato de destaque em uma mesa de café-da-manhã mais completa.



Beijinhos, Sil!  

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Creme de Sonho de Valsa!

Oi gente! Minha receita de creme de sonho de valsa faz o maior sucesso!
 
Pode até ser feita com muita antecedência e congelada em uma vasilha de vidro bonita
para ser levado à mesa, ou, de forma mais descontraída, em potinhos individuais e, até descartáveis!
Existem uns recipientes plásticos transparentes que ficam bem bonitos...
...mas aí depende do que você preferir....
Se você fizer essa receita, acho que vai virar
aquela receita coringa que as pessoas te pedem pra fazer...
Você não se arrependerá! :)


 
Ah, continuo com o problema de não conseguir tirar as fotos,
mas prometo que, começarei a postar também bem mais fotos minhas no blog
Mas, para verem fotos dessa torta ou parecida,
procurem no Google Imagens e morram de vontade de fazer a receita... ahahahha


Ingredientes: 4 ovos médios ou 3 grandes (sempre uso os 4 mesmo);   2 latas de leite condensado (se achar muito, pode não usar na camada de chocolate para ficar menos doce);   1 lata de creme de leite (sem soro);   2 latas (a mesma do leite condensado) de leite (não muito cheias);   6 colheres (sopa) de açúcar;   8 colheres (sopa) chocolate em pó;   2 colheres de amido de milho (Maizena) - para engrossar mais rápido o mingau (1 colher para cada camada);   8 a 10 bombons (deixar no congelador enquanto estiver fazendo.  

Modo de Fazer: Bom, dividi a explicação em camadas... São 3 mais a "cobertura"... HMMMMMM... confesso que tô ficando com vontade de fazer a torta só de lembrar os passos... hahaha...
 
1ª Camada: Misture, no liquidificador ou na panela mesmo, 1 lata de leite condensado, 4 gemas (sem pele), leite (1 lata = lata do leite condensado) e 1 colher (sopa) de amido de milho ("Maizena"). Leve ao fogo médio até engrossar. Ponha no fundo da vasilha e deixe esfriando.

2ª camada: Misture direto em uma outra panela, 1 lata de leite com outra de leite condensado, as colheres de chocolate e 1 colher (sopa) de amido. Leve ao fogo. Leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar (ou ficar levemente morno) e somente depois ponha na vasilha, em cima da 1ª camada.

3ª camada: É a única camada que uso batedeira e que pode dar mais trabalho. As outras camadas são simples. Bem, bata as claras em neve, coloque açúcar e continue batendo até ponto de suspiro. Acrescente o creme de leite sem soro e termine de bater esse creme. Ponha por cima da 2ª camada.

Cobertura: coloque os bombons picados por cima e leve essa vasilha ou os potinhos ao congelador. Retire a sobremesa um pouco antes do uso ou a ponha no micro-ondas, por 20 segundos, caso se esqueça de tirá-la antecipadamente. Não uso biscoitos e, por isso, chamo de creme, mas podem chamar de pavê ou de outro nome se queiram.

Essa dá pra fazer pros amigos, levar de sobremesa para algum evento ou então pra fazer aqueeeela média com a família... ahahahhaa É sucesso garantido, viu, gente!

Espero que tenham gostado e que façam por aí.......
Beijinhos, Sil!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Filé de Frango à Milanesa Ao Forno!


Gente... Essa receita é muito gostosa, prática e tem pouca gordura, já que é feita no forno! Aprovada pela família e já virou até o curinga dos almoços!

No lugar da farinha de rosca, uso biscoito água e sal ou cream cracker (usamos o cream cracker Fortaleza, mas pode usar o de sua preferência), creme de leite e creme de cebola (e pode ser tudo light, se preferir).
 

Ingredientes: 1/2 kg de Filé de Frango em bifes finos ou mais ou menos finos;   1 pacote de creme de cebola;   biscoitos água e sal triturados à mão;   1 caixa de creme de leite;   1 pitada de sal. :)

Modo de Fazer: Misture, em uma vasilha, todos os ingredientes em forma de pasta, menos o biscoito. Passe os filés de frango nesse creme e depois nos biscoitos triturados, para empaná-los. Ponha-os em uma assadeira em forno quente sem precisar untar.
 

 
Dicas Doce Lar

(1) Uma forma rápida de triturar os biscoitos é: coloque-os em um saco plástico transparente e martele delicadamente o saco (pelo lado de fora né gente... hahaha), até deixar esses biscoitos em pedacinhos bem pequenos (não os desmanche para sentir os crocantes quando for comer..). Lembre-se que, quanto mais gostosos os biscoitos, mais serão, também, esses frangos à milanesa. :D

(2) Caso queira, poderá misturar, a esses biscoitos triturados, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado e uma colherinha de orégano.

(3) Se quiser, poderá usar o creme de cebola também em outras receitas; no preparo de bolo de carne ou frango com recheio de queijo (ou recheio de espinafre com ricota), hamburguer, frango assado, etc. A proporção é de 1 envelope de creme de cebola para cada 1/2 kg de carne ou frango não-temperado. Mas isso fica pra outra receita mais adiante, certo? :D

Então, queridas e queridos amantes da culinária, aqui vou eu...

Espero que tenham gostado... :D
 
 

 


Beijinhos, Sil!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Torta de Berinjela com Queijo e Tomate Seco!

Bom, pra começar com chave de ouro, uma receita que criei para um almoço familiar e todos gostaram muito! Rende Bastante! Dá pra montar em duas vasilhas de vidro separadas (ou qualquer vasilha que vá ao forno) e também pode congelar crua ou semi pronta! :D
 
Massa!


 
Ingredientes: 3 ovos inteiros;   2 xícaras (chá) de farinha de trigo;   2 xícaras (chá) de leite;   1 xícara (chá) de óleo;   1 caldo de legumes (ou outro que preferir, depende do recheio usado);   1 colher (sopa) de azeite;   2 dentes de alho (pequenos);   1/2 pimentão pequeno;   1/2 cebola grande;   50 gramas de queijo parmesão ralado;   sal a gosto (se precisar... eu não uso);   1 pitada de pimenta em pó ou páprica picante  e   1 colher (sopa) de fermento em pó.    

Modo de Fazer: Ponha, na ordem acima, todos os ingredientes para bater bem no liquidificador, exceto o fermento em pó. Quando você provar o sal e a mistura estiver boa, ponha o fermento em pó e bata rapidamente.

Recheio!

Ingredientes: 5 berinjelas grandes cortadas em cubos (não tirem a casca!);   1 pimentão grande picadinho;   4 cebolas grandes picadinhas;   6 dentes de alho amassados;   3 tomates médios picadinhos (com pele e sem semente);   1 tabletinho de caldo de galinha;   1 colher (sopa) de molho shoyo;   1/2 xícara de azeite;   50 gramas de margarina "para cozinha";   200g de muçarela em fatias;   sal a gosto (se precisar...eu não uso);   1 pitada de pimenta em pó ou páprica e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Fazer: Deixe a berinjela cortada em cubinhos (com casca e tudo) com um pouquinho de sal em um pirex para que solte a água (escorrer uma hora depois). Ponha a margarina para derreter em uma panela alta e grande (de preferência teflon), ponha a cebola e o pimentão para refogar em fogo baixo. Quando estiverem mais macios, ponha o alho e o caldo de frango. Refogue bem, ponha a berinjela e, em seguida, o azeite. Misture bem e refogue bastante. Acrescente o tomate e o molho shoyo e refogue mais um pouco até ficar mais sequinho e desligue o fogo. :)

Montagem!

Unte um pirex grande (faço em um redondo e alto, de vidro, para que levá-lo diretamente à mesa, sem desenformar) e o enfarinhe... Retire o excesso de farinha de trigo, sem tocar nela. (vá batendo na tigela...)

1ª Camada: Ponha pouco mais da metade da massa, porque o recheio de berinjela, mesmo sendo colocado com cuidado por cima da massa, afundará um pouco... o restante da massa será apenas para cobrir levemente o recheio.
2ª Camada: Ponha todo o recheio de berinjela refogada.
3ª Camada: Ponha a muçarela em fatias.
4ª Camada: Ponha o restante da massa.

Enfeites: Tomate picado ou tomate seco (melhor ainda, mas é mais caro...), orégano, azeite e azeitona.

Ponha em forno médio e acompanhe, sem abrir o forno, até que ele cresça e fique moreninho... O cheirinho... hmmmmmmmmmmm... vocês verão!

Sugestões Doce Lar: Se quiserem mudar o recheio, fiz uma vez a mesma massa, alterando o caldo de legumes para um de frango ou de picanha e, como recheio, fiz 4 queijos... A massa se mistura com os queijos e fica também uma delícia. No entanto, como todo mundo fica me pedindo essa de berinjela, acabo fazendo mais dela...

Use a imaginação e faça o recheio que quiser, dá até pra aproveitar o que sobrou na geladeira do dia anterior! :)

Nota: a fotinha não é minha, pq não tive como tirar a foto do prato desta vez, desculpa...

Espero que gostem!