Sobremesas sem Lactose (Mousse, Pavê, etc)

22:31Silmara Aldrighi

Para quem deseja comer do bom e do melhor nas festas de final de ano e
não pode comer nada com lactose, não me esqueci de você.
Seguem algumas dicas legais que atrairão a todos!


TORTA MOUSSE DE MARACUJÁ
Ingredientes: 5 ovos separados, 100g de açúcar, 150ml de suco de maracujá (2 maracujás grandes), 200ml de leite de coco, 1 envelope de pó de gelatina sem sabor, 5 colheres (sopa) de água fria, 10 tabletes de paçoquinha de amondoim e 2 colheres (sopa) de creme vegetal.

Ingredientes da Calda: 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara de água, 1 colher (sopa) de amido de milho e 1 xícara (chá) de polpa de maracujá com sementes.

Modo de Fazer: para a base da tortinha, amasse a paçoca de amendoim com o creme vegetal, até formar uma mistura homogênea. Coloque essa mistura em uma forma de aro removível (20cm de diâmetro). Com as costas de uma colher de sopa, nivele a base para ficar compacta e uniforme. Reserve. Retire a polpa do maracujá e com as sementes e leve ao liquidificador. Bata por alguns segundos e coe o líquido. Reserve. Em uma panela, bata as 5 gemas com o açúcar eaté obter uma gemada cremosa. Adicione o suco do maracujá coado e leve ao fogo, mexendo sempre até que obtenha um creme. Depois que essa mistura ficar morna, acrescente o leite de coco e vá mexendo, até ficar bem homogênea. Dissolva a gelatina em 5 colheres (sopa) de água fria e leve ao fogo baixo até derreter. Depois de morna, adicione ao mousse. À parte, bata as claras em neve e misture-as delicadamente com a mistura anterior, sem bater. Derrame essa mistura, devagar, em cima da base da torta, feita com a paçoca de amendoim. Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas, até que o mousse fique firme.

Modo de Fazer a Calda: dilua o amido de milho na água e junte aos demais ingredientes da calda. Leve ao fogo, mexendo sempre, até a calda ficar espessa e brilhante. Jogue por cima da mistura anterior e sirva gelada essa sobremesa!

 
PAVÊ DE MORANGOS COM BEIJINHO
 
Pave morangos e beijinho

 
Ingredientes: 1 pacote de biscoito champanhe (a maioria não e feita com leite, mas verifique o rótulo sempre), 200ml de leite de coco light, 500g de morangos limpos, 6 colheres (sopa) de açúcar, 100ml de água, 350ml de leite condensado de baixa lactose ou de leite de soja, 100g de coco ralado, 1 colher de manteiga/margarina sem lactose.

Modo de Fazer a Geléia de Morangos: em uma panela, coloque os morangos, o açúcar e a água e leve ao fogo baixo, deixando cozinhar até dar o ponto de geléia. Reserve.

Modo de Fazer o Beijinho: em uma panela, misture o leite condensado (sem lactose ou de soja), o coco e a manteiga/margarina. Leve ao fogo mexendo sempre, até engrossar.

Montagem: em um refratário retangular, coloque uma camada de biscoito champanhe umedecidas no leite de coco, uma camada de deléia de morangos e uma camada de beijinhos, até terminar com a geléia de morangos e morangos frescos enfeitando o prato. leve para gelar.

Sobre margarinas e manteigas: as manteigas, ao contrário do que muitos pensam, possuem um teor mínimo de lactose, chegando, em alguns casos, a não ser identificada em análises químicas do produto. Muitas margarinas possuem adição de leite em pó para dar maior cremosidade ao produto. No entanto, esta quantidade é pequena. Se você está acostumado a consumir produtos sem lactose em suas refeições, você possivelmente não terá problemas em utilizar a margarina comum ou a manteiga. Caso sua intolerância seja alta, prefira as margarinas sem adição de leite em sua composição.

MOUSSE DE FRAMBOESA
mousse framboesa

Ingredientes: 600g de framboesas limpas, 350g de leite condensado de baixa lactose ou de soja, 200g de creme de soja, 12g de gelatina em pó sem sabor.

Modo de Fazer: bata 500g de framboesa com o leite condensado e o creme de soja. Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Misture a gelatina ainda quente aos demais ingredientes. Coloque a mistura em pequenas forminhas ou em um só refratário. Leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas. Depois de adquirir consistência firme de mousse, enfeite com algumas frmbroesas que reservou para ficar em cima de tudo.

CREME CHANTILLY CASEIRO

Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó, 5 colheres de água, 240ml de creme de soja, 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Modo de Fazer: dissolva a gelatina como as instruções do rótulo do produto. Bata o creme de soja na batedeira por alguns minutos, para engrossar. Leve à geladeira por 40 minutos e, antes de utilizá-la, bata novamente para deixá-la cremosa.
por 40 minutos. Antes de colocar por cima do merengue, bata novamente para deixar a mistura cremosa.

Sobre o Chantilly encontrado no mercado: o mercado oferece diversas marcas de creme “tipo chantilly”, também chamado de chantilly vegetal, um creme elaborado sem adição de leite, com textura suave e idêntica ao chantilly à base de leite. O chantilly vegetal tem sido substituído ou adicionado ao chantilly à base de leite em muitas padarias e confeitarias devido à sua maior durabilidade, pois o chantilly original, que nada mais é do que nata e açúcar batidos, tende a azedar rapidamente. Além do fato de o chantilly vegetal ser isento de lactose, ele é bem mais saudável, menos calórico, sem gorduras trans e segundo os confeiteiros, é de fácil manuseio para se obter o ponto desejado e fazer acabamentos em tortas. Para quem preferir, há a opção acima com o Chantilly Caseiro.
Chantilly
Entre as marcas pesquisadas estão o Chantycolor, Amelia Chanty Mix e o Creme tipo Chantilly Fleischman. Os produtos são comercializados em embalagem de 1 litro, com exceção do Creme Fleischmann, vendido em embalagem de 200 ml.

Dica: para dar um efeito ainda melhor na sua sobremesa, pode-se adicionar corantes, cacau em pó, suco de frutas, licores, etc. Leia na embalagem as sugestões do fabricante e solte a sua criatividade!

Importante: Este produto é isento de lactose, entretanto, em todas as embalagens que verificamos, ele contém caseinato de sódio, um ingrediente que não deve ser consumido por pessoas com alergia às proteínas do leite.
Link dessas receitas sem lactose e do leite condensado baixa lactose:
(Luciane - Brasília/DF)


Lista de Produtos sem Lactose:
http://www.semlactose.com/index.php/2008/03/20/lista-de-produtos-sem-lactose/



Espero que goste! Eu gostei! Aliás, PARABÉNS pelas maravilhosas receitas, Luciane!

A todos.....beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Nossa amei, vou fazer para minha filhota, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gi! Bom ter ajudado! Assim que sua filha provar, poste aqui sua impressão e a dela, ok?
    Bjs,
    Sil!

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato