Salpicão de Bacalhau, que tal? Complete sua Ceia com essa delícia!

14:16Silmara Aldrighi

Complete sua Ceia com mais este acompanhamento...ou....
aproveite o que sobrou na Ceia e monte um novo prato!


Esta receita é de uma ex-colega de trabalho. Ela levou em uma festa, há muitos anos, e foi um arraso, para quem gosta de misturar sabor doce com salgado! Como só eu gosto assim aqui em casa, nunca a fiz, mas é uma delícia sim! Outro dia, tenho quase a certeza que a achei em um jornal, mas não tenho certeza. De qualquer forma, é uma ótima opção e algo bem inusitado, além de especial! O difícil é achar uma foto parecida com ela, mas veja o item "montagem" e faça da mesma forma, ok?


Ingredientes: 1kg de bacalhau dessalgado, 100g de uva verde sem caroço, 100g de uva roxa sem caroço, 100g de uva preta sem caroço, 4 maçãs verdes picadas em cubos, 100g de uva-passa hidratada no vinho tinto seco, 2 pimentões verdes sem pele e picados em cubos, 2 pimentões vermelhos sem pele e picados em cubo, 1 cebola picada, 3 dentes de alho picados, 1/2 xícara (chá) de salsinha picada, 1/2 saco de batata palha fininha (ou 2 batatas médias cortadas em tirinhas bem fininhas e fritas em óleo quente e escorridas), 1 xícara (chá) de azeitonas pretas com caroço, 12 ovos de codorna, 1/2 xícara (chá) de azeite, 1 xícara (chá) de maionese, 1 xícara (chá) de creme de leite, 3 colheres (sopa) de catchup, fondor a gosto, 1 pimenta dedo-de-moça, sal e pimenta-do-reino a gosto.


Modo de Fazer: se sobrou bastante bacalhau (usado na véspera do Natal ou do Ano Novo ou da Páscoa, quando ela chegar), pode simplesmente desfiá-lo para utilizá-lo neste salpicão e será um novo prato. Se não sobrou, dessalgue o bacalhau de um dia para o outro, trocando a água umas 6 vezes. Ferva-o por 5 minutos e, em seguida, desfie-o e reserve-o. Coloque a uva para hidratar no vinho tinto seco. Retire a pele dos pimentões, aquecendo-os na chama do fogão (espete-os com um garfo longo, de preferência), até que fiquem meio pretos, chamuscados. Deixe-os descansar por alguns minutos e lave-os em água correte para retirar a pele queimada. Retire as sementes e corte-os em cubos e reserve-os. numa panela funda, aqueça o azeite, refogue a cebola, o alho, os pimentões (verdes e vermelhos), acrescente o bacalhau desfiado e misture bem. Reserve. Cozinhe os ovos de codorna, descasque-os e reserve-os. Descasque e pique as maçãs, colocando-as em água com limão para não oxidarem/escurecerem. Reserve. Parta as uvas ao  meio no sentido do comprimento e deixe algumas inteiras para decorar.


Molho: Misture a maionese com o creme de leite e o catchup e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Tempere com sal e o fondor a gosto. Para finalizar, acrescente a pimenta picada sem as sementes.

Montagem: em um recipiente grande, junte todos os inredientes ao molho (menos os ovos de codorna e algumas azeitonas). Mexa bem e finalize com a metade da batata palha. Para montar o prato, coloque o restante das batatas ao redor do salpicão, decore com ovos de codorna, azeitonas pretas e salpique um pouco de salsinha.

Dica: se não tiver ovos de codorna, mas tiver tomatinhos cereja, oderá usá-los. Também poderá trocar azeitonas pretas por verdes, caso as prefira ou não tenha as pretas em casa.

________________________________________


Outras Receitas de Salpicão de Bacalhau



(neste link achará muitas outras receitas catalogadas)

________________________________________


Mais bacalhau...agora no meu Blog...





(usar o recheio de bacalhau deste link)

________________________________________

Outras Receitas com Bacalhau


"Bacalhau à Portuguesa"


"Bacalhau ao Braz"


Espero ter ajudado!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato