Torta Doce de Ricota...é de liquidificador!

19:11Silmara Aldrighi

 
Essa é fácil porque você usa o liquidificador e não tem erro. No entanto, como opção adicional, deixei outra receita para quem quer uma camada de biscoitos em baixo e adora morangos. Está ao final desta postagem.

Há quem achei interessante ter uma torta dessas nas festas de finais de ano. Você pode testá-la antes e dar seu veredito. Veja.....

Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas, 1/2 xícara (chá) de passas brancas, 1/2 xícara (chá) de passas pretas, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 colher (sopa) de amido de milho ("maizena"), 1 colher (chá) de essência de baunilha, 550g de ricota fresca, 4 ovos, 1 lata de leite condensado (395g), raspas de 1 limão.

Modo de Fazer: bata todos os ingredientes, exceto as passas, no liquidificador. Reserve. Aqueça o forno em temperatura média. Transfira a mistura do liquidificador no refratário e junte as passas a essa mistura. Asse por 45 minutos ou até que a superfície fique dourada. Sirva da forma que preferir (quente, fria ou gelada).

Dica: se quiser uma torta mais fofa, não ponha as claras no liquidificador (só ponha as gemas). Bata as claras em neve e misture à mão com o que foi batido no liquidificador.

Uns preferem variar o tipo de fruta......

 


Outras pessoas não gostam com frutas....





Alguns usam maçãs no lugar das passas e frutas cristalizadas...



Outros gostam dela com chocolate e massinha de biscoitos em baixo...



Assim, veja também essa outra receita que leva biscoitos, ricota e morangos........

Ingredientes da massa: 150g de biscoitos água e sal triturados (no liquidificados ou no processador, 1 colher (sopa) de açúcar e 100g de manteiga sem sal gelada.
Ingredientes do recheio: 400g de ricota fresca, 1 lata de leite condensado, 2 ovos inteiros, 2 gemas, 200g de cream cheese, 1 lata de creme de leite, 1 xícara (chá) de uvas passas hidratadas em 1 cálice de rum e 1 colher (chá) de raspas de limão.
Ingredientes da calda de morango: 250ml de água, 1/2 xícara (chá) de açúcar, algumas folhinhas de hortelã à gosto e 1 caixa de morangos inteiros.



Modo de Fazer

Massa: em uma vasilha, amasse os ingredientes com as pontas dos dedos, até obter uma massa úmida. Espalhe a massa em uma forma de aro removível, o fundo e as laterais, apertando com as costas de uma colher. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) para assar por uns 10 minutos. Enquanto esfrie prepare o recheio que jogará por cima da massa.

Recheio: bata, por alguns instantes, em sua batedeira, a ricota, o leite condensado, os ovos, as gemas e o cream cheese. Acrescente o creme de leite, o rum escorrido das uvas passas e bata mais um pouco. Desligue a batedeira, junte as uvas, as raspas de limão e misture com uma espátula ou colher grande. Essa mistura ficará mole. Despeje o creme na massa assada, cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 50 minutos. Deixe esfriar, ponha a calda de morangos por cima e leve à geladeira. Na hora de servir, retire o aro da lateral e ponha a torta (com o fundo da forma ou não) em bandeja redonda ou prato, onde preferir.

Calda: leve ao fogo o açúcar, a água e as folhas de hortelã. Quando começar a ferver, deixar por 15 minutos e adicionar os morangos. Retirar do fogo ao perceber que os morangos amoleceram. Deixe esfriar antes de pôr sobre o recheio da torta.

Aproveite!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)


 


Você também pode curtir

8 comentários

  1. parece deliciosa. Que tal mandar receitas maravilhosas para ceia de natal, pois até hoje n ão conheci quem cozinhe melhor que você

    ResponderExcluir
  2. Neynha querida, que bom ver que esteve em meu blog. Agradeço seu comentário tão carinhoso. Vindo de alguém tão especial para mim, fico mais feliz ainda! Sei que foi de coração! Aliás, desse coração enorme que você tem com todos...mil beijos!
    Em breve, logo após iniciar a abertura da concorrência para o sorteio de Natal, também postarei várias receitas para o final de ano. Espero que dê certo!
    Um grande e saudoso abraço! Silmara

    ResponderExcluir
  3. Parece ser deliciosa, vou fazer...parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Sandra,
    É muito boa sim. Eu gosto, mas há quem não goste dela aqui em casa mesmo.
    Se fizer um dia, poste aqui o que achou, ok?
    Bjs
    Sil!

    ResponderExcluir
  5. Estava procurando essa receita, mas vou fazer com damasco é uma delícia.
    bj
    Silvia

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvia!
    Depois me diga como ficou, ok? Sucesso!
    Sil

    ResponderExcluir
  7. Há tempos também procuro esta receita. Amo. Farei ainda hoje. Obrigada!! Abs.

    ResponderExcluir
  8. Mari, fiquei bem feliz com seu comentário.
    Todo o sucesso do mundo pra você!
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato