Massa de Empadão ou Empadinha? Ou Biscoitinho de forno? Você escolhe!

18:58Silmara Aldrighi

Essa massa foi ensinamento de minha sogra mineira, mas acho que é algo que ela ou aprendeu no Rio mesmo, onde mora desde pequena ou em Sampa, onde mora a família do meu sogro, que é descendente de italianos e franceses. É aquela massa esfarelante gostosa. A ela, com o tempo, acrescentei o alho e o fio de zeite para dar um toque especial.


Depois, na mesma massa, ao invés de fazer o empadão, fiz uns biscoitinhos salgados (formato que quiser). Só acrescentei (além dos 2 itens acima) cebola ralada e orégano e passei no queijo parmesão ralado e pus para assar...ficou bom.......


Fiz empadão de palimito com catupiry e empadinhas de camarão com catupiry (tive de fazer 2 receitas). Com a massa que sobrou das empadinhas (pois eu não tinha a quantidade total de recheio), completei os temperos e fiz os salgadinhos! Ah, essas bolinhas que estão em cima já são dos salgadinhos também.
  
 


Ingredientes da Massa: 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 2 gemas, quase 250g de margarina (tablete - margarina culinária - o pessoal mais antigo usava metade de margarina e metade de banha própria para isso - eu prefiro evitar essa banha), 2 dentes de alho esmagadinho, 1 colherinha (café) de azeite. Se for fazer biscoitinhos dessa massa, acrescente 1 colher (sopa) de orégano, 1 colher (sopa) de cebola ralada ou picadinha.


Resista a esse pedaço, se for capaz!


Veja como ficou a massa descansando, enquanto eu fazia o recheio


Modo de Fazer a Massa: misture tudo muito bem com as mãos (use luvas finas descartáveis), até formar uma bola só e lisinha, sem rudar nas mãos. Deixe descansar por 1hora, enquanto prepara o recheio (ou para preparar os biscoitinhos). Polvilhe farinha de trigo na pedra da pia previamente lavada e seca ou por cima de um plástico virgem. Pegue a quantidade desejada e abra com rolo (ou garrafa ou algo liso). Forre o fundo e as laterais forma de aro removível (não precisa untar, nem passar farinha). Ponha o recheio e ponha a tampa de massa, enfeitando como quiser. Por cima do empadão já pronto, pegue mais uma gema de ovo (que não foi contada nos ingredientes acima), tire a pele, misture-a com 1 colherinha (café) de azeite e pincele essa mistura na massa antes de enfeitá-la. Leve ao forno médio (180g) pré-aquecido até dourar, sem queimar e cozinhando por igual internamente.

Dica: ao pôr a massa no fundo ou nas laterais, se elas não se encaixarem direito, não tem problema, é só tirar ou acrescentar o pedacinho que falta e ir empurrando no local mesmo com seus dedos (com a luva), que vão-se emendando.



Tipos de Recheio: costumo fazer de camarão com catupiry,  de palmito com catupiry, mas há de frango (ou com azeitona ou com milho ou com catupiry - fiz muito no passado) ou o que quiser criar.


Se usar recheio de palmito, compre de boa qualidade, pique, lave e ferva antes de preparar

  
Recheio de Camarão com Catupiry: Refogue 1 cebola grande picada em 1 xícara (café) de azeite, depois acrescente 3 dentes de alho. Acrescente, se desejar, 1 tomate picado sem sementes (pode tirar a pele se quiser, que fica mais molinho). Refogue, pingue um pouquinho de água e ponha o camarão sem casaca na mistura, refogue rapidamente (uns 5 minutos, em fogo médio ou baixo), pingando mais um pouquinho de água e sal à gosto. Acrescente 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado, Acrescente 2 colheres (sopa) bem cheias mesmo de farinha de trigo, misture, ponha, bem aos pouco, 1/ xícara (chá) de leite e misture para sentir um recheio bem mais grossinho. Prove de novo o sal, ponha 150g de catupiry, misture para desmanchar e desligue. Deixe esfriar. Vá agora abrir a massa para montar empadão ou empadinhas.

Recheio de Palmito com Catupiry: pique, lave e ferva 1 lata de palito (500g). Reserve escorrido. Refogue, em fogo médio, 1 cebola grande picadinha em 50g de margarina (tablete) e 1 colher (sopa) de azeite, acrescente 3 dentes de alho picadinhos, refogue, acrescente 1 caldo de frango e o palmito e refogue bem. Ponha 3 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo, misture bem e acrescente, aos poucos, leite até ficar uma mistura ainda grossa (em torno de 1 copo de leite). Ponha 300g de queijo catupiry culinário e deixe desmanchar. Desligue e deixe esfriar. Prove o sal.

Dica: para dar mais gosto no camarão ou use caldo de camarão ou compre camarão com casca e descasque-os para ferver as cascas com um pouquinho de sal. Se usar uma dessas dicas, provavelmente nem porá mais sal no recheio.

Bom Apetite!!

Beijinhos da Sil!!! :-)


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato