Empadinha de pão-de-forma...prática e gostosa (pode ser feita por criança - depende só do recheio)!

18:21Silmara Aldrighi

Essa é simples de fazer e muito gostosa, a depender de sua criatividade e do que poderá comer, claro.  A receita foi ensinada, acho, no Programa do Daniel Bork. Testei e está aprovadíssima! Não tem nenhum recheio mais fácil que o de 4 queijos.....até criança faz, pois pode picar o queijo (se não comprar picado) com faca sem serras.


Tô pensando em fazer hoje de novo (por isso lembrei dela), mas com o que eu tiver na geladeira. Depois de postar aqui, darei uma olhadinha.....

Quanto ao tipo de pão-de-forma a ser usado: escolha o de sua preferência. Pode começar com um pão-de-forma normal ou integral sem grãos.



Para recheio há infinitas opções: tomate seco com mussarela de bufála, ricota com espinafre, carne seca com abóbora, carne seca com catupiry, camarão com catupiry, frango com catupiry, palmito com catupiry, frango com milho ou com azeitona, bacalhau, caranguejo, peixe, mistura de frutos do mar, queijos com presunto, calabresa, 4 queijos....nossa, ainda há muito mais.......



Vamos dar duas dicas de recheio, sendo um deles o peito de peru com requeijão (e algo mais) e o outro o recheio de 4 queijos, pode ser?


Ingredientes: 1 pacote de pão-de-forma (se puder, opte por integral) e.....

Para o Recheio de Peito de Peru:  3 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola pequena ralada, 2 tomates sem semente picados, 10g de azeitonas verdes picadas, 300g de peito de peru cortados em tirinhas, 1 copo de requeijão cremoso.

Para o Recheio de 4 Queijos: 200g de muçarela, 200g de queijo prato, 100g de gorgonzola, 100g de parmesão ralado (se tiver tempo, melhor comprar o queijo e ralá-lo).

Cobertura: 3 claras em neve, 100g de parmesão ralado (se tiver tempo, melhor comprar o queijo e ralá-lo).

Modo de Fazer: vamos dividir por recheio e cobertura....

Recheio de Peito de Peru: em uma panela, doure a cebola no azeite, em seguida o tomate. Deixe cozinhar por 3 minutinhos. Desligue o fogo, acrescente as azeitonas, o peito de peru e o requeijão cremoso. Deixe esfriar e recheie as empadinhas.

Recheio de 4 Queijos: misture todos os ingredientes picadinhos e recheie as empadinhas. Uns polvilham orégano por cima - você escolhe se quer usá-lo ou não.

Cobertura: misture os ingredientes. Ponha, em cima de cada empadinha, uma colher (sopa) dessa mistura.


Montagem: pegue uma fatia de pão, passe rolo de macarrão em cima dela (ou garrafa ou algo liso que possa substituir o rolo, se não o tiver). Em seguida, corte em uns 6cm de diâmetro e forre uma forminha de empada de 4cm de diâmetro. Aqui, alguns passam um pincel com azeite...eu não passei. Ponha o recheio e a cobertura e leve para assar em forno médio (180 graus) pré-aquecido por uns 15 minutos.

____________________________________________________________________________


OUTRAS DICAS (pesquisa na internet)

Recheio de Queijo

Ingredientes: 1 pote de requeijão cremoso, 1 caixinha de creme de leite, 3 colheres (de sopa) de azeite, 1 lata de milho verde, 1 cebola picada, 100 gramas de queijo ralado, 1 colher (de sopa) de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Fazer: em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o milho verde, a pimenta, o sal e o requeijão. Cozinhe aproximadamente por 3 minutos. Adicione o creme de leite, o queijo ralado e a farinha de trigo. Cozinhe por mais alguns minutos.

Recheio de .......
Para Recheio de Camarão; substitua o queijo por ½ kg de camarão limpo.
Para Rcheio de Bacalhau; faça substituição por ½ kg de bacalhau desfiado e dessalgado.
Para Recheio de Palmito; faça substituição por 1 vidro grande de palmito (eu sempre fervo e pico o palmito.



Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato