Doces Chefs: Torta de Abobrinha e Atum da Silvana!

23:37Silmara Aldrighi


Essa torta é uma delícia e fácil de fazer. Em visita à casa da cunhada de minha irmã, provei dessa torta e nunca a esqueci. A Silvana uma pessoa muito querida. A gente quase não se vê, mas é uma pessoa que está sempre em meu coração e  essa torta, está em minha doce memória como momentos alegres de convívio e de prazer culinário. Parabéns, Silvana!


Aliás, por lembrar muito de meus blogueiros e por vocês todos ter um carinho especial, estou sempre pensando em de todas as receitas que tenho e no que mais gostariam que eu postasse. Assim, fui arrumar meus livros de receitas e, ao folhear um deles, encontrei essa delícia!

Vamos à torta cremosa de atum!

Ingredientes da Massa: 8 colheres (sopa) de farinha de trigo); 8 colheres (sopa) de amido de milho ("maizena"), 4 ovos inteiros, 1 xícara (chá) de óleo de boa qualidade, 1 colher (sopa) de fermento em pó e sal a gosto. A receita original de atum leva apenas 4 colheres (sopa) de "maizena" e fica mais cremosa. Escolha a forma que preferir. Sugiro pôr 4, verificar a massa e acrescentar mais 4 se desejar.

Ingredientes do Recheio: 3 abobrinhas picadas, 4 tomates picados (sem semente e sem caldo), 1 cebola ralada, 2 colheres (sopa) de azeitonas picadas, orégano e salsinha a gosto, 1 lata de atum (dê preferência para aquela light, que não vem no óleo - em qualquer um delas, escorra bem), 5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Prove sal ao final e, se necessário, acrescente. Eu não pus, mas acrescentei 2 dentes de alho espremidinhos.

 
Modo de Fazer a Massa: misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e reserve-a.

Modo de Fazer o Recheio: misture a massa anterior com o recheio. Ponha em forma untada e leve ao forno médio por uns 40 minutos.Se preferir cortar em quadradinhos depois de amornar, faça em forma retangular, mas fica melhor ou em forma de vidro, pois ficará muito bonito ou em forma redonda que solta o aro, que é prático e bonito também

Dica: se você bater as claras em neve para misturar ao final, a torta mudará um pouco de textura e ficará mais fofinha (foto abaixo).

 

 
IMPORTANTE

Preciso comentar que acrescentei este parágrafo somente após comentário de amiga blogueira, informando que não deu certo o teste desta receita com ela. Então, fiz pesquisas e liguei para a Silvana para informar a vocês que já atualizei o que veem acima.

No caso da Silvana, confirmou-me preferir usar 4 colheres de sopa de "maizena" e não 8 - pus 8, para o caso de preferirem mais durinha. Ficará a critério de vocês se desejarão uma torta mais mole ou mais dura. Mais dura é mais fácil de cortar; a colega tem razão. Assim, aumentei também de 3 para 5 colheres (sopa) de queijo parmesão (nesse caso, eu que havia anotado errado antes) e ressaltei que o tomate deve ser sem sementes e sem caldo também. Ah, lembrem-se de escorrer bem o atum. Então, fica a dica: há 2 opções de ingredientes da massa - a receita acima agora usa 8 colheres de "maizena" para uma torta mais durinha e 4 para torta mais cremosa. Façam como preferirem. De qualquer forma, as informações acima, na própria receita, já dizem isso tudo.

Dessa forma, agradeço à Cristina, pois sempre valorizo essa troca de ideias e informações. É assim que a gente aprende mesmo. A demora na resposta abaixo deveu-se apenas a uma semana bem puxada e, infelizmente, não tive como verificar os comentários recebidos.


Podem verificar abaixo, 2 links que encontrei com receitas bem parecidas.
Não são a receita da Silvana, mas são opções adicionais.





Outra Dica:Você pode usar a forma redonda que solta o aro e também deixar tostar um pouco mais...

Como Sugestão: com a mesma massa, poderá variar os recheios, usando bacalhau no lugar de atum e o queijo para substituir a abobrinha.



Bom Apetite a todos!

Um abração, Silvana!

Beijinhos da Sil!!!:-)


Você também pode curtir

2 comentários

  1. É dificil uma receita não dar certa na minha mão, mas, esta infelizmente não deu, a torta ficou crua, fiz exatamente igual. Já tinha feito 2 receitas de outros blogs e deu certo.

    ResponderExcluir
  2. Cristina,
    Foi muito importante seu comentário, não só porque acabei ligando para a Silvana (e fazia um tempão que não falava com ela), mas pelos ajustes que fiz e as opções adicionais que pus na postagem. Ficou bem legal e mais útil.
    Para que a torta fique menos cremosa, podemos nos focar em tomates picados (sem pele e sem caldo), atum bem escorrido, adicionando mais 4 colheres de "maizena" e mais 2 de queijo para dar a liga. Tudo isso já foi corrigido acima. Mesmo assim, se preferir (mas não precisa), pode diminuir 1 abobrinha. Quando eu fizer novamente a receita(pretendo fazê-la neste final de semana), postarei minha foto em seguida. Continue no blog e ajude sempre.
    Um grande abraço!
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato