Viajando pelo BRASIL: Gramado/Canela...Serra Gaúcha....sonho ou realidade?

16:17Silmara Aldrighi

Como falar das Serras Gaúchas sem falar do ar romântico, das lindas paisagens, do povo acolhedor, do sonho que vira realidade.....
Nossa última viagem ao local semana passada foi, como não podia deixar de ser,
m a r a v i l h o s a!!!!

Então, como sempre fazemos para ajudá-los, nada mais justo do que dar nossas sugestões e depoimentos a todos, com dicas de locais especiais, detalhes importantes ao turista, tanto em hospedagem, como em passeios e gastronomia. Mas prepare-se para gastar, pois cada lugar que se vai é um ingresso ou mais de um, com algumas exceções. Já em gastronomia, há locais com a mesma maraviha, mas com preço excepcionalmente diferenciados.
Claro que preciso destacar também a existência de inúmeros outros pontos maravilhosos que não tivemos a oportunidade de visitar (turísticos e gastronômicos, além de hospedagem), pois a cidade (aliás, toda a região das Serras Gaúchas) respira educação e atenção ao turista. O povo que mora lá está realmente preparado para essa finalidade de proporcionar aos visitantes momentos inesquecíveis.

Uma dica: como escrevi muito, se não forem viajar agora, leiam apenas as partes em destaque e vejam as fotos, para enviar meu link aos que estão viajando para as cidades da Serra Gaúcha, pois poderão até imprimir para ler no avião, se desejarem. Há informações valiosas por aqui, escritas com carinho para vocês. Espero que possam aproveitá-las ou divulgá-las.

---------------------------------------------------------------------------
Vamos agora ao quer realmente nos interessa!


GRAMADO/CANELA

Há 2 Pórticos de entrada, um bem diferente do outro: um para quem vem de Nova Petrópolis e outro sentido Taquara, onde encontramos a fábrica de cristais (falaremos dela mais adiante. vale a pena passar lá).


Começando pela HOSPEDAGEM......vocês precisam passar pela experiência de se hospedar no flat da D. Marisa no Hotel Alpenhaus.  O importante é que, no flat da D. dela, pudemos receber todas as regalias do hotel e pagar menos do que o faríamos diretamente com ele e ainda ficamos em um apartamento mais bonito.


O preço saiu bom e tivemos local e serviços de primeiro mundo. D. Marisa tem 2 apartamentos mais bem decorados que os do próprio hotel, é totalmente gentil, atenciosa e podemos fechar com ela sem medo. Dá todo o suporte, dicas e o que mais precisarmos e tiver ao alcance dela. Vejam a delicadeza dela: por saber que viajávamos pelo aniversário de nossa filha, que ocorreria no 3º dia, deixou de surpresa uma bolsinha com chocolate da Lugano...linda! Nossa filha (e nós, claro!) adorou a delicadeza e os próprios chocolates. Meu marido que descobriu o site, quando fomos para Campos do Jordão e procurou por lá, para comparar com hotéis e pousadas.

Vejam os links com fotos dos flats, onde poderão confirmar, de imediato, o que relatamos aqui.
O hotel, que também possui local para ginástica, piscina e jacuzzi gratuitamente para os hóspedes e um excelente café-da-manhã, incluído na diária, embora seja pertinho do Centro de Gramado, tem serviço gratuito de van, a cada hora, para seus hóspedes, além de disponibilizar, em sua recepção, livro de indicações gastronômicas variadas, cujos restautantes buscam hospédes e os levam de volta (mas acredito que haja também outros hotéis assim, porque é uma parceria dos restaurantes com eles). As indicações deles sempre foram muito boas. Gostam de ter nosso retorno para saber o que indicar da próxima vez e se o Restaurante continuará sendo por eles indicado. O diferencial, além da limpeza, variedade no café, é a atenção de seus funcionários, especialmente dedicados a quem os procura.


Se precisar de GUIA TURÍSTICO, conhecemos o Taylor Sumariva, de Canela, que estava oferecendo seu trabalho em Gramado. Sugeriu nos levar, no carro dele, o dia inteiro, a diversos pontos turísticos, com opções personalizadas. Super atencioso, mesmo sem utilizarmos o serviço (como era o dia do aniversário de nossa filha, optamos por dia livre, já que alugamos carro por todo o período). Indicou-nos locais novos, detalhou pontos positivos e negativos de diversos locais, diante de nossas preferências e perfis e se ofereceu a tirar dúvidas por telefone, caso precisássemos de novas informações. Para quem desejar alguém de qualidade em turismo local, o contato dele é (54) 9649-1465 / 8134-1651 / taylor@gramadoturismoprivado.com.br.
Caso queiram passear em JARDINEIRAS/BONDINHOS, utilizamos uma que demora menos tempo (pois estávamos de carro) e que gostamos bastante. Por coincidência, ou é do mesmo dono do restaurante que fomos outro dia à noite ou eles fizeram parcerias locais, o mais lógico. Procurem os dados no www.fumacinhaturismo.com.br (54 9992-6111 / 9906-5181).
Passeio Panorâmico Exclusivo Fumacinha Turismo

Somente depois de termos feito esse passeio, recebemos de uma loja de chocolates um cartão para desconto de 1 real nele. Tal passeio saiu da frente da Igreja Matriz São Pedro, no centro da cidade. As pessoas foram super simpáticas e, por termos optado pelo primeiro horário (9h), e bondinho estava bem livre e conseguíamos chegar antes de todos em todos os lugares...como deu para aproveitar...pois, assim que retornamos à igreja, onde estacionamos o carro, foi pegá-lo e continuar os passeios com antecedência aos demais. No final do passeio, o pessoal do bondinho nos deu cartãozinho com desconto para um especial fondue.
Como queríamos cumprir vários locais por dia, 2 vezes acabamos só tomando o café-da-manhã e jantando. Não é o ideal, mas nem víamos o tempo passar. Em compensação, à noite, após banho e jantar, era uma canseira só. Aí eu anotava direitinho todos os gastos (podia ser até menos de 1 real - caso de uma das paradas na zona azul) para termos a noção dos gastos reais de uma viagem bem aproveitada. Fazemos isso em todas elas.

- Centro de Gramado - se estiver de carro, use bilhete da zona azul, pois é bem prático...basta se dirigir a uma das diversas maquininhas automáticas dispostas normalmente nas esquinas e inserir moedas na quantidade devida ao tempo em que deseja permanecer com o carro parado naquele local. É preciso ter bastante moedinha, se alugar carro e deseja parar. Mas não sai caro, muito ao contrário e organiza bem a parada. Tem sempre um fiscal andando para verificar e arrecadar....não pense que atrasar um pouquinho tem jeito...não testamos isso pra ver, mas depois soube que foi o certo a fazer. Essa arrecadação é convertida para a cidade que, aliada à boa educação, faz tudo permanecer limpo, novo e organizado.
Além das lindas casas (residenciais e comerciais), apartamentos, Centros Comerciais e as ruas serem motivo de apreciação de beleza, há alguns destaques: Rua Coberta, Igreja Matriz, Palácio dos Festivais.....


Que tal agora as dicas de PASSEIOS?

- Museu Medieval Saint George - vocês não imaginam como é interessante o local e como aprendemos! E é fácil de localizar. Fica perto da loja de artesanato que fica na esquina da Av. das Hortências, que liga Gramado a Canela (está na Rua Júlio Hanke, 94 - Bairro Av. Central). Vocês não podem perder a oportunidade. Foi a maior surpresa positiva de todo o passeio. O Sr. Gilberto é multifuncional, tem várias enciclopédias na cabeça, conhece tudo sobre brasões (e os fabrica também, inclusive sob encomenda), sobredescreve detalhes da idade média e vai além de qualquer expectativa, com certeza. No atendimento aos visitantes, conta com a ajuda especial da esposa, que tirou também diversas fotos de nossa filha com roupa de lady medieval....amamos! O clima de energia positiva do ambiente, construído no estilo fortaleza medieval, todo em pedra de arenito e basalto, expõe e respira história. Ele ainda completa com informações além do que imaginava perguntar. Apaixonado por Heráldica, possui ainda arquivo com mais de 950 mil sobrenomes para consulta e uma lojinha, onde pode adquirir uma recordação especial. Entre no site deles (www.museumedieval.com.br) veja fotos, mapa do local e outros itens interessantes.


- Cristais de Gramado - pertinho do Pórtico da cidade, no sentido Taquara. Preferimos ir  nessa fábrica de cristais a qualquer outra loja deles. Valeu a pena, pois ficamos no local muito mais tempo que o esperado. Essa é outra vantagem de alugar carro. Há peças lindas e especiais e não tem como sair de lá sem nada. Fomos muito bem atendidos pela Luciane e assistimos confecção ao vivo de 2 peças de cristais. Aliás, nesse momento não havia ônibus de turismo e a apresentação foi somente nossa..show! Os rapazes trabalharam rápido e muito bem. Outro detalhe importante é que, se precisarem enviar para casa o que compraram, há opção de frete (com seguro) e eles mandam entregar na residência para a tranquilidade do cliente. Acesse o site para ver outros detalhes: www.cristaisdegramado.com.br.
 

- Mini Mundo - é do mesmo próprietário do Hotel Ritta Höppner. O local é mesmo indescritível...podemos nos sentir como crianças nesse local. Mais filmamos que fotografamos, porque é o que marca essa pasasgem. A precisão de detalhes, os movimentos sincronizados, o barulhinho característico de cada cenário....é tudo muito legal! Ainda há o jornalzinho local, o orelhão antigo....ah, só vendo. Acesse o http://minimundo.com.br/minimundo/index.htm e faça seu mini tour previamente.....É BOM DEMAIS!!!!

- Mundo a Vapor - mostra a reconstituição impactante de locomotiva parisiense que, desgovernada, colidiu com parede da estação e a atravessou, caindo na rua. Na parte interna, o parque temático tem guias a cada tipo de atração. Gostamos muito dessas apresentações que tratam de como eram executadas tarefas pela forma do vapor, a fabricação de papel, a olaria, energia eólica, hidrelétrica, a força humana e dos animais, etc. E, como cortesia, além da desgustação de vinhos produzidos na Serra, um passeio de trem, para crianças, na área externa do parque em locomotiva a vapor. A lojinha deles tem muita oferta e preços melhores que a de diversos outros locais da cidade. Não há como não comprar nada lá. No link www.mundoavapor.com.br poderá ler outras informações. É bem instrutivo e o visual e bem legal. Achamos que realmente valeu a pena a visita. Confira!

- Dreamland, o primeiro Museu de Cera do Brasil (www.museudeceradreamland.com.br) - situa-se na Av. das Hortências e paramos lá ao final da tarde e dos passeios daquele dia. Eles também possuem, para quem quiser ver o pacote completo com desconto: Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars e Super Carros Gramado (pesquisem sobre eles). Como ninguém tem tempo e bolso suficientes para se conhecer todas as opções das Serras Gaúchas e já era final de tarde e ainda nem tínhamos almoçado, ficamos apenas com o museu mesmo. Mesmo achando algumas peças bem diferentes da realidade (mesmo se considerarmos o passado), valeu a pena a visita. Dá para tirar algumas fotos como se tivesse interagindo...mas a parte mais dinâmica e uma boa lembrança de se levar para casa é a foto com o homem aranha. O cenário é montado para você achar depois que está mesmo pendurado. Ficará legal em um porta-retratos.


- Lago Negro - foi construído por Leopoldo Rosenfeldt após um incêndio que destruiu parte da mata do então Vale do Bom Retiro. Gostamos tanto de lá que voltamos para novo passeio e para apreciarmos um almoço caseiro (saudade do feijão preto depois de dias de inesquecíveis experiências gastronômicas), no restaurante panorâmico do local. Optamos por caminhadas ao redor do Parque, para fotos, filmagem e curtição mesmo. Muito lindo, cheio de flores no caminho, patos e marrecos, além da opção dos pedalinhos. Não perca a oportunidade de aproveitar esse momento de paz e beleza! Parece que não há problemas neste mundo......a vida é bela!!!! Confira informações no site da Prefeitura: http://www.gramado.rs.gov.br/index.php/Turismo/A-Beleza-do-Lago-Negro-de-Gramado.html.
- Aldeia do Papai Noel - estava bem aquém das expectativas. Passamos metade do tempo pretendido. A parte da bilheteria nos fez pensar que havia muito mais internamente, mas sentimos que estava um pouco largada que faltava alguma coisa. O ingresso de 16 reais por pessoa estava caro para o que apresentaram. Pra completar, o trenzinho estava em manutenção. Não demos sorte, mas conseguimos fotos bonitas também. O site com detalhes é www.papainoel.com. Esperamos que volte ao seu esplendor em breve, mesmo fora da época natalina. Acreditamos que nessa época e com as inúmeras luzes a serem acendidas, o local deva ficar muito especial.

- Parque do Caracol - já sabíamos que queríamos ver a cascata pele elevador panorâmico. Por ser baixa temporada e fora de excursão, o ingresso caiu pela metade. Se visitarem o local em alta temporada, há um mirante (mais baixo que o outro acessado pelo elevador) e que dá para tirar lindas fotos também. O problema é sempre ter ou não muita gente no local, o que não ocorreu nessa baixa temporada. Deu para tirarmos lindas fotos. Estava tudo cheio de flores com um céu azulado ao fundo. O artesanato é mais caro. Há opções mais em conta nesse turismo todo, como no centro de Canela (Na rua principal que vai até a Igreja) e Gramado (Mais longe da Rua Coberta). Há também um passeio de trem que conta a imigração para o sul, mas 2 mães que saíam de lá com as crianças disseram que não valeria a pena irmos.....perguntamos a elas como era, porque estávamos achando que realmente não iríamos. Veja alguns detalhes no site: http://www.canela.tur.br/parquedocaracol.htm.

- Centro de Canela - além do que existe na estrada, mas pertencente a Canela, vocês não podem deixar de visitar o Centro da cidade. Lá é normalmente mais barato que Gramado e na rua principal que nos levou à Catedral de Pedra (www.paroquiadecanela.com.br), há diversas opções de restaurantes, culinária muito especial e diversificada, o mesmo Pasteleiro de Gramado, confeitarias com ótimo preço, a fábrica de velas, chocolates, malharias, artesanato, doces, vinícolas ("Jolimont" e "Granja da Telha") e muito mais.
- Flâmmi, Mundo da Vela - vocês precisam ver a habilidade em se fazer arte em vela. Há demonstrações maravilhosas e não tem como sair de lá sem comprar nada...aliás, controle é tudo, pois há lindas opções para todos os lados. Descobrimos que existia lá em Canela mesmo. Assim como o Museu Medieval, achamos que essa loja deveria ser mais divulgada, pois é sonho puro.....e que cheirinho bom! É simples, um pouquinho afastada da Catedral de Pedra, mas de fácil acesso. Entre no site www.mundodavela.com.br e veja como chegar. Nada, nada mesmo se compara a conferir de perto a confecção de uma vela bem trabalhada e da educação do atendimento.

- Reino do Chocolate - é da Caracol Chocolates e fica na Av. das Hortências, sentido Gramado-Canela. Só soubemos dela ao comprarmos o ingresso para a Torre Panorâmica do Parque do Caracol, que nos deu entrada livre para conhecermos essa fábrica. E valeu a pena! É um passeio bem legal, que conta a evolução do chocolate com riqueza de detalhes. O passeio termina na loja de chocolates, claro! Veja o site (www.oreinodochocolate.com.br) e as fotos.....

Bem, existem vários lugares que acabamos deixando de fora, mas há outros que destacaremos, mesmo não conseguindo visitar. Por exemplo, iríamos ao Zoo (www.gramadozoo.com.br), mas não deu tempo. Dizem que ele tem vidros grossos para visualização bem perto dos animais. Seria uma boa pedida para quem está com criança e tem esse tempo. Fica depois do Pórtico sentido Taquara, depois da Fábrica de Cristais, onde acabamos demorando muito tempo. Há outros parques em Canela que não visitamos. Pela histórias que ouvimos e não foram divulgadas na imprensa, tivemos medo de usar a cadeirinha do teleférico. Por outro lado, para passeios um pouco mais radicais, há o Alpen Park (www.alpenpark.com.br). Parece bem interessante! Ao voltar do Parque Caracol, há o Castelinho Caracol (www.castelinhocaracol.com.br), com sua história alemã mesclada aos doces maravilhosos de sua casa de chá.



Delicioso Strudel de maçã no Castelinho do Caracol

Tem também o Strudelhaus, bem caseiro, mas um cantinho da Alemanha em Canela...
....aliás, na rua principal que dá acesso à Catedral de Canela, você passa por restaurantes maravilhosos, confeitarias (com preços muito bons, para quem provar tortas deliciosas) e pelo mesmo pasteleiro e Gramado.....perto da Igreja compramos umas malhas muito baratas (promoção mesmo) na loja "Armazém do Turista" (vale conferir se estarão com novas promoções).
Sobre LOJAS DE CHOCOLATE a serem visitadas, todas ofereciam pequenas degustações de chocolates antes de comprarmos algum. Ali mesmo perto da Rua Coberta, encontramos as seguintes opções:

- Caracol Chocolates - Muito boa, mas há outras que nos paparicam mais no atendimento. Visitamos também o Reino do Chocolate dela, na estrada Gramado-Canela, nessa direção mesmo, cujo ingresso ganhamos no elevador panorâmico do Parque do Caracol. Mais adiante falarei dele - www.caracolchocolates.com.br.
- Lugano - marca escolhida pela D. Marisa (de quem alugamos o flat) para presentear nossa filha. Muito boa - www.chocolatelugano.com.br.
- Prawer - embora bem conhecida, gostei, mas não surpreendeu.
Chocodino - Surpreendeu. Compramos na noite anterior à viagem. Havia desconto e excelente atendimento. Fica na Pça Major Nicoletti - Centro (54 3286-0864).
- Casa das Delícias - embora escondida ao final de uma galeria, o pessoal atende super bem e o chocolate é muito gostoso. O preço também é bom (Rua Garibaldi, 305 - Centro).
- Chocolataria Gramado - não deu mais tempo de ir. Soubemos dela por indicação do Mundo das Velas (falarei mais adiante sobre esse local de Canela), que nos disse ser uma das melhores - www.chocolatariagramado.com.br.
Como indicação de RESTAURANTES, não deixem de conhecer os seguintes, que consideramos preços razoáveis para o local e, mais ainda, considerando-se também a qualidade:
  
- O Irlandês - 1º restaurante steak house de Gramado, possui mesas, sob luzes de velas, dispostas em ambiente super requintado. O local oferece aos clientes uma gastronomia muito saborosa. Além disso, seus pessoal, com muito bom humor, sabe atender bem e fazer cada um se sentir como se estivesse em um momento de sonho especial....como sugestão para entrada, os deliciosamente incríveis anéis de cebola. Nem havíamos almoçado nesse dia...ainda bem! Como prato princial, indicamos 2 deles - Uma costelinha suína ao molho de barbecue (acho que se chama Pork Spare Ribs...não recordamos bem agora), que vem com a deliciosa Jacket Potato e legumes a vapor (que até nos deixaram trocar por outro item). Ir em baixa estação é mais especial ainda....ah, o outro prato muito bom é o frango com molho de mostarda e o tártaro. Trocamos um dos acompanhamentos e ficamos com o purê (Divino) e as famosas batatinhas fritas....e de sobremesa, brownie com sorvete....é..arrebentamos! Fica na Av. das Hortência, nº 1511, próximo à Igreja do Relógio...vejam as fotos!

- D'Alpes Verdes Restaurante - se não é do mesmo dono da fumacinha, um faz propaganda do outro e essa parceria parece ter dado certo. Na parte de cima desse restaurante havia fundue. Embaixo, a galeteria com massas, sopa, etc. Experimentamos e adoramos a sequência de rodízio. Claro que ninguém aguenta tudo. E nesse dia nem tínhamos almoçado também. O ambiente confortável e climatizado mostrou qualidade à mesa. O atendimento local é um caso à parte de tão especial. O garçon advinhava nossos pensamentos. Nossa filha adorou o prato a la carte que pediu. No nosso caso, a sopa de capeletti superou expectativas.... depois veio o galeto ao primo canto com polenta, maionese salada de radicci com bacon...um franguinho assado na brasa pra lá de saboroso...quantas vezes quiséssemos (não dava, porque queríamos experimentar algumas das massas: talharim, tortéi, nhoque, spaghetti e macarrão, que é o penne)...pois é... não parou por aí....vieram as diversas opções de massas e molhos (bolonhesa, tomate seco, 4 queijos, al pesto, alho e óleo, ao sugo e sugo com frango) para montagem ao gosto do freguês...não deu realmente para provar tudo. Ao final, um pudim de leite (nossa opção) ou sagu com creme. Fiquei com vontade de experimentar o fondue de lá, mas não deu para retornarmos. Optamos por conhecer outro local, já que pensamos em pizzaria. Enfim, aos interessados, o contato deles é (54) 3286-2620.


- Paradouro Lago Negro - Com vista para o lindo Lago Negro, um lugar bem charmoso e gostoso de ficar, foi onde resolvemos almoçar uma comidinha caseira na segunda visita ao local. Indicamos pedir o prato "A La Minuta". Aí voc~e escolhe se quer de peixe, carne ou frango. Acompanham esse prato: arroz, feijão preto, salada e arroz (e, exceto no de peixe), ovo frito. Nesse restaurante, ganhamos ingresso de novo para 2 pessoas no Reino do Chocolate. Ou seja, só visitem esse local, após ganharem ingresso ou aqui ou na Torre Panorâmica do Parque do Caracol. O contato deles é (54) 3286-2151. Site em construção.



- Porto dos Piratas Pizzaria - com rodízio de mais de inúmeros tipos de pizzas salgadas e doces, incluindo calzones, além de saladas, o ambiente temático nos remete ao estilo caribenho. Como não conseguimos comer muita pizza, acabamos sem experimentar muitas opções que nem ficamos para ver passarem por nossa mesa. Pra completar, nossa filha não estava se sentindo muito bem e a noite não foi tão legal como queríamos, embora fosse aniversário dela. O local fica na Rua Coronel João Correa, 432, perto do Centro de vends de doces, geleias e artesanto, que fica perto da Rodoviária. Dizem ser o melhor de Gramado. Tem forno a lenha e pizza na pedra. Tem um pouco de restrição para fotos, mas conseguimos tirar umas poucas, após sabermos como era permitido e onde. Conheci, mas não pretendo voltar ao local. Pela correria com que serviam, o atendimento, entre todos os que conheci na cidade, foi o que ficou mais a desejar. Fiquei com vontade de conhecer a Pizzaria Toca das Bruxas...dizem que é temática também e legal.....o endereço que divulgam no folder não nos remete ao site deles.

- O Pasteleiro - ambiente temático de cinema, serve deliciosos pastéis, bem perto da Igreja Matriz (rua lateral) e perto da Padaria da esquina que tem tortas deliciosas. Lá tomei uma sopa no pão. Não só a sopa estava gostosa, mas o pão era deliciosamente crocante. O pastel foi imperdível, embora o que indiquei em Campos do Jordão seja mais gostoso um pouco e maior. Contato para tele-entrega: (54) 3286-3862.


- Cafés Coloniais - embora não tenha ido por falta de estômago para experimentar tanta coisa gostosa (lembrem-se que ainda há o café-da-manhã do hotel), há o Bela Vista (tem transporte gratuito para lá em Gramado - www.belavista.tur.br), o Café de Gramado (www.gramadocafecolonial.com.br) e o Torre (www.torrecafecolonial.com.br), todas indicações locais como sendo muito bons mesmo.

----------------------------------------------------------------------

ALÉM DE GRAMADO E CANELA
  
Preferimos marcar voo para Caxias do Sul, para alugarmos carro de lá (fomos e voltamos nele) e saiu bem em conta o aluguel e pudemos fazer nossos passeios da forma que queríamos: demorando mais nos lugares desejados e retornando em alguns deles. Mesmo assim, em Gramado, para termos uma visão geral no início da 1ª manhã, utilizamos um passeio coletivo local que falaremos abaixo.
Alugamos com a Andreia, no www.citylocadora.com.br (54 3213-3213 - city@citylocadora.com.br). Ela foi super atenciosa e ainda nos deu uma super força no dia do retorno.

Em Caxias do Sul, o Pavilhão da Festa da Uva, estava em reformas e não teria como visitarmos, naquele período do final de setembro, o espetáculo Som e Luz, que conta a saga da imigração italiana na região, junto com a réplica da cidade nessa época. Meu marido e filhos descente quase diretamente de italianos. Já assisti 2 vezes e o veria novamente. É emocionante. Se o espetáculo tiver em pleno vapor novamente da próxima vez, ficaremos também por lá.

Além da Casa de Pedra, da Igreja de São Pelegrino, já fui a uma fazendinha à noite, com a família recebendo com sopa de capeletti, dança, música e mostrando o que produziam na colônia.....também conhecemos o Restaurante com danças típicas "Galpão Criolo" (http://www.churrascariagalpaocrioulo.com.br/index2.htm). Há um desse tipo na estrada em Canela.
 

Sugestões: vale a pena passar 1 diária inteira em Caxias do Sul, mesmo com pouco tempo de viagem. No dia seguinte, antes de irem a Gramado, passariam o dia em Bento Gonçalvez/Garibaldi/Carlos Barbosa. Depois retornariam a Caxias do Sul para pernoite e sairiam, pela manhã, direto para Gramado, parando em Nova Petrópolis. A ideia seria passar o dia lá, saindo umas 4 da tarde para Gramado. Ao se instalarem no hotel, sairiam para jantar e depois passeariam em Gramado/Canela por uns 2 a 3 dias (seriam bem corridos...). Não sei se há pedágio entre POA e Gramado (deve haver...), mas há 2 entre Caxias do Sul e Gramado. Um custa 6 reais e outro 7,20 reais.
Detalhe: Essa é a vantagem de não sair de Porto Alegre para Gramado e marcar Caxias do Sul como ponto focal e evitando engarrafamentos. A desvantagem é a conexão em Congonhas (SP)...T E R R Í V E L !!!! Caso não queiram alugar carro, há muitas opções mesmo de guias, excursões,, ônibus, etc.

NOVA PETRÓPOLIS

Não podíamos deixar de falar de Nova Petrópolis com suas dicas preciosas, passeios maravilhosos, mas não ficamos quase nada por lá desta vez.....então serão dicas para uma próxima viagem ao local....um dia, quem sabe, conseguimos passar um mês por lá, conhecendo tudo em detalhes?). No site indicado, poderá conseguir dicas de todas as delícias gastronômicas (adorei o café colonial há uns 4 anos, quando retornei à cidade), hospedagem e passeios (turísticos ou de compras) na cidade. Ah, tire uma foto no estúdio 2 da Photoarte, que fica dentro do Parque Aldeia do Imigrante, com opções de estilo Italiano, Alemão e Gaúcho. Mais barato, encontramos no Pórtico de Gramado (sentido Taquara), a 20 reais, mas não vi as instalações. Também existe outro na estrada Canela-Gramado (fica nesse sentido)....aliás, verá alguns deles naquela região.


Como, desta vez, passamos pouco tempo e tive de trabalhar um pode leve nesses dias de viagem, passamos só umas 4 horas nessa cidade; infelizmente, pouco podemos indicar de nossa experiência no local nesse período.
Como destaque, na passagem pela rua principal, pudemos ver o Labirinto Verde, que estava alto e um pouco mudado. Acredito que deva encorpar mais. Disponibilizaram uma "Rua Coberta" da cidade, perto da Prefeitura, onde também há o lindo jardim da Praça das Flores. O próprio Centro é uma beleza. Há passeios culturais, maravilhosos Cafés Coloniais e excelentes locais para compras.






O que mais gostamos desta vez foi o Parque Aldeia do Imigrante. Havia um grupo tocando no coreto e outro dançando.....parece que voltamos no tempo...aquele clima gostoso! Com gente super agradável e feliz, parecia que o passado estava no presente bucólico e com uma energia incrível que inebriava a alma de felicidade. Só experimentando....claro, isso porque pudemos, calmamente, contemplar (fotografar e filmar) a Aldeia Histórica Alemã...... M U I T O linda! Hum......experimentem também comprar uma cuca alemã...estava tão macia e saborosa....ao custo de 5 reais. Escolhemos uma que continha metade maçã, metade morangos.....Divina! Não compramos a "cueca virada", porque queríamos com canela e açúcar e descobrimos que não tem na versão alemã (vejam a receita em meu blog, dia 6 de outubro de 2011).
Enfim, a cidade merece uma especial atenção por ser maravilhosa. Já estivemos antes lá e voltaremos com mais calma, com certeza. 

BENTO GONÇALVES/GARIBALDI/CARLOS BARBOSA

Não podíamos deixar de falar de outras cidades incríveis que não visitamos desta vez.....
 
Bento Gonçalves (www.bentogoncalves.rs.gov.br), com seu famoso pórtico de barril de vinho na entrada, é a "Capital Brasileira do Vinho"....ainda não sei se é chamada a cidade dos ciganos.....), sua fonte de "vinho", no centro da cidade, seus sucos, geleias e vinhos em todos os lugares. Dela sai o passeio famoso na Mª Fumaça (http://giordaniturismo.tempsite.ws/mfumaca/default.html), com surpresas ao longo do caminho, como danças e músicas. Além das lindas paisagens, há uma parada na estação de Garibaldi (famosa por ser a "Capital do Espumante", antes era do Champanhe/ Champagne - veja evento FENACHAMP agora em outubro de 2011: http://www.garibaldi.rs.gov.br/a-cidade/calendario-de-eventos/2011/10/#e_fenachamp-2011) para degustação de suco de uva e filtrado doce ao som de músicas italianas, terminando com a fábrica da Tramontina ao final, em Carlos Barbosa (http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/site/turismo.php). Também poderá visitar a "Epopeia Italiana" em Bento, como é carinhosamente chamada.
----------------------------------------------------------------------------
   OUTRA DICA EXTRA: ALÉM DAS SERRAS GAÚCHAS
REGIÃO DAS MISSÕES
No Rio Grande do Sul, além das Serras Especiais e e Porto alegre, onde estive somente 2 dias, já conheci rapidamente também outras cidades como Brochier, Bom Princípio (festa do moranguinho) e outras pequenas por onde passei no caminho, além da especial cidade na região bem ao sul, com suas "Missões Jesuíticas" (http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/missoes-jesuiticas-no-brasil/ - mapa com cidades da Região: http://www.saomiguel-rs.com.br/Turismo/mapas/mapa.jpg), a cidade que adorei conhecer: Santo Ângelo, onde conheci o melhor e mais farto e variado (além de delicioso) café-da-manhã de um hotel em todo o Brasil, até o momento.


-----------------------------------------------------------------------

NOTÍCIA
Um taxista da cidade nos informou que foi aprovada a construção de um novo aeroporto perto de Gramado (e farão uma nova estrada entre as cidades da Serra para dar novas opções turisticas e desenvolvimento local. Canela parece brigar para que seja na cidade. Dizem que se for um pouco mais longe, como tentam outros, o caminho será bonito, passará por ponte bonita e, óbvio, trará novos investimentos, gerará vários empregos, estimulará surgimento de MPEs e crescimento das existentes, além do consequente desenvolvimento Regional. Eles que são da região poderão saber realmente o que será melhor. infelizmente, devido à política brasileira, nem sempre o que ganha é o melhor para a população. Dando tempo ao tempo, um dia saberemos desse resultado....
Bem, se isso acontecer mesmo, será muito bom, mas terão que pensar em novas oportunidades também para a estrada existente hoje entre Caxias do Sul e Gramado, de forma a não prejudicarem o turismo hoje em Nova Petrópolis (linda cidade, por onde obrigatoriamente passamos nesse trecho), bem como às pessoas/empresas que sobrivivem dessa passagem. Mas como eles pensam em todos os detalhes, devem ter estudos nesse sentido. Sobre o assunto, encontrei os links abaixo (ordem descrescente de data):
----------------------------------------------------------------------
  
EXPERIMENTE VISITAR A REGIÃO NA "BAIXA TEMPORADA"!

Sabemos que essa Região toda, o ano inteiro, produz eventos e atrai turista com a qualidade de sempre, mas temos a certeza que, mesmo com o especial Natal Luz, a Páscoa e outros destaques, nada como a tranquilidade da baixa temporada.....resumindo tudo, fazer esse passeio no final de setembro, foi a nossa melhor sacada, para que tivéssemos sucesso em tudo e pudéssemos escolher melhor cada detalhe. Tivemos locais só nossos, tempo e espaço para visitação bem mais livre, fotografias mais detalhistas e sem a imensidão de turistas, lojas e restaurantes com tratamento quase exclusivo, facilidade em estacionar, etc... NOTA MIL, é o que podemos concluir!

Em toda a Serra Gaúcha, há inúmeras opções de visitas a vinícolas, casas de pedra, colônias tradicionais e diversificados roteiros turísticos para todos os gostos (romântico, aventura, retorno ao passado e às raízes regionais, artesanato, cristais, chocolates)....hummm...não dá pra ver tudo em uma só viagem. É preciso voltar!
 ----------------------------------------------------------------------
"Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos"
(Leonardo da Vinci)
Gostaram das dicas?
Beijinhos da Sil!! :-)

Você também pode curtir

12 comentários

  1. post maravilhoso! *-* se antes eu ja tinha vontade de conhecer a cidade, agora eu PRECISO conhece-la! *-*

    ResponderExcluir
  2. Carol, obrigada pelo comentário.....adoro passar a vocês, além de receitas maravilhosas e variadas, minha percepção sobre os locais que visito...sei que isso ajuda bastante a quem está procurando dicas para elaborar um roteiro.
    O Brasileiro pensa muito em viagens ao exterior, mas nosso país é incrivelmente diversificado e nos apresenta ótimas oportunidades de lazer. Visite mesmo essas cidades, de preferência, em baixa temporada, e vai desejar voltar, assim como eu. Se for e tiver novas dicas, é só acrescentá-las em comentários novamente.
    Um grande Abraço! Sil!

    ResponderExcluir
  3. Silmara...foi incrível mesmo! Pelas fotos me deu até água na boca.
    O flat que vcs ficaram é muito lindo, os retaurantes de uma limpeza e organização que não ficam a desejar em nada dos que existem na europa.
    Beijos
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Sandra, nossa vontade é de passar uma temporada por lá...é bom demais! Um dia, quem sabe.... Realmente o flat é incrível e o hotel, uma maravilha!!! O custo diretamente com a proprietária do apto foi bem menor que diretamente o seria com o Hotel. E ela é um amor de pessoa! Além disso, os profissionais dessas cidades estão realmente prontos para receber bem o turista. Vale a pena conferir...e mais de uma vez!
    Bejinhos...Sil!!!

    ResponderExcluir
  5. P a r a b é n s Silmara!!!!

    Que blog lindo. Com certeza vou divulgá-lo entre minhas amigas e clientes.
    Suas sujestões são maravilhosas.
    Obrigada pelas palavras carinhosas dirigidas à mim.
    Durante nossos contatos pude perceber o quanto vc é especial.
    Um grande abraço.
    Marisa

    ResponderExcluir
  6. Ficamos felizes que tenha gostado de nossa cidade e de nossa atração. Esperamos revê-los em breve. Att. Equipe Museu de Cera Dreamland

    ResponderExcluir
  7. Marisa,
    Obrigada pelo carinho da mensagem e pela divulgação do meu blog. Nele procuro repassar às pessoas a felicidade, com dicas de receitas pra todos os gostos, dicas de viagens especiais, detalhando o que vale a pena e algo mais que possa passar para ajudar. Embora ainda tenha pouco tempo pra isso e tenha me afastado em julho (saúde), alimento meu blog com especial satisfação, para que ele valha a pena ser acessado! Nem sempre a gente acerta, mas o que vale é essa tentativa em acertar!
    Mais uma vez, parabéns pelo atendimento especial em seu flat e o obrigada de minha família!
    Silmara

    ResponderExcluir
  8. Querida equipe do Museu de Cera Dreamland,
    Primeiro os agradecimentos pela gentileza de postarem comentário em meu Blog. Espero que muitos futuros turistas o acessem também e possam visitá-los nesse mundo encantado.....vamos divulgar sempre suas maravilhas e meu blog, claro!
    Além disso, vale ressaltar a preparação e gentileza dessa equipe.
    Ah, a foto da turma aqui com o homem-aranha ficou show e o casal que nos atendeu foi nota 10! Abraços de toda minha família pra vocês!
    Silmara

    ResponderExcluir
  9. Agora em fevereiro, pretendo postar sobre Fortaleza e João Pessoa, as últimas viagens, mas estou juntando o material.
    Silmara

    ResponderExcluir
  10. Estou pesquisando hospedagem em gramado e como o período é de alta, a disponibilidade é muito concorrida. Você ainda tem o telefone para contado da hospedagem que vc usou? Agradeço se vc tiver e puder repassar.
    bjs
    bel

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bel, tudo bem? Que bom que entrou em contato!

    Não vejo a hora de consegui terminar meus comentários sobre a viagem que fiz com a família agora em final de setembro para postar mais dicas. Foram 10 dias maravilhosos na Serra Gaúcha e, com certeza, serão novas dicas ótimas para você! Começarei hoje pelo Museu Medieval, mas tratarei depois de restaurantes e passeios...

    Desta vez (set13), fiquei no mesmo Hotel (Alpenhaus) em que fiquei em 2011, mas em um apto maior, de outro proprietário. Havia procurado o apto onde me hospedei antes e acabei chegando até esse novo flat. O proprietário , Sr. Guilherme, caso não tenha vaga no flat dele (um dos maiores do hotel), conhece todo o pessoal de e lhe indicará outro sem problema. Realmente é sempre cheio em alta temporada. Você também pode entrar em contato com ele ou procurá-lo escrevendo no apto dele no "Aluguel temporada". Realmente nesse período, tudo é cheio. Bem, o tel do Sr. Guilherme é: 51 9985-7991 / 51 8134-1763 / 51 32281219 .

    O link sobre o flat dele e por onde pode também manter contato é: http://www.aluguetemporada.com.br/imovel/p372494. Diga ao Sr. Guilherme que Silmara Aldrighi o indicou para você entrar em contato.
    Se a sua data estiver ocupada, fale com ele mesmo assim, que ele ajudará sem nenhum interesse pessoal.

    O local onde me hospedei da outra vez (nesta postagem onde você escreveu) foi com a Sra. Marisa e foi muito legal especial. O contato dela está no link desta postagem sobre Gramado, mas peguei lá para você - 51 9999-9572 / 51 3592-0610 / http://www.aluguetemporada.com.br/imovel/p344238

    O Hotel é ótimo, as pessoas nos tratam muito bem, dão dicas de onde , ligam para restaurantes nos pegarem.....enfim, vale a pena! Inclusive, estão pensando em transferir depois o Natal Luz para uma área perto dele...será melhor ainda! No Hotel, como é em ladeira, a recepção fica no 4ª andar (em se tratando de elevador) e o apto do Sr. Guilherme fica na frente (no 6º andar - 2º andar para quem vê na frente do hotel) e o que fiquei da Sra. Mariza (melhor que o outro dela) é no 2º andar, com vista para uma ruas laterais do hotel.

    Espero ter ajudado, mas fique à vontade para novas perguntas. Acompanhe as postagens (entre receitas e viagens), que em breve verá mais e mais sobre Gramado e Canela.

    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato