Polenta Tradicional do Sul

22:48Silmara Aldrighi

Primeiro a farinha a ser utilizada deve ser de boa qualidade. Uma amiga sempre me trazia farinha de Caxias do Sul, mas agora compro mesmo em supermercado e tem dado certo. Na cidade dela (ou na família dela, deescendente de italianos, como a família do meu marido), era feita com farinha fininha e assim sempre fiz. Mesmo assim, segue a receita abaixo é de "Círcolo Trentino di Gramado". Dizem que aquele pacote de sêmola de milho da Yoki é a melhor para fazer polenta, mas ainda não testei com ela.


Ingredientes: 400g de farinha de milho grossa, 1 1/2 litro de água e 1 colher de sal grosso (eu usei sempre sal normal e a variação ficou interessante. Tem gente que usa um fio de azeite ou uma colher (sopa) de margarina/manteiga na mistura, quando baixar o fogo, na metade (ou antes) do cozimento.

Modo de Fazer: embora ele não tenha dito, faça assim...ferva a água, deixe em fogo médio, ponha o sal e vá acrescentando a farinha de milho aos pouquinhos, enquanto mexe a água com batedor manual de bolo, até que termine toda a farinha. Deixe em fogo baixo e vá misturando de vez em quando, agora com uma colher grande para não se queimar. Ponha uma tampa semi aberta. Ah...eu não consegui esperar 1 hora. Fiz em 40 minutos e pus quente em uma assadeira de material antiaderente. Conforme ia esfriando, mas ainda morna, ficava mais durinha e boa para cortar. Se preferir mais mole, fica uma delícia também.

Dica 1: experimente as variações/sugestões. Publiquei outra receita de polenta que foi uma criação após essa receita original no link http://docelarparavoce.blogspot.com/2011/03/polenta-da-mamma.html.

Dica 2: caso a polenta fique dura durante o cozimento, é só acrescentar mais um pouco de água fervente. Se quiser polenta mais mole, usar apenas 300g de farinha de milho.

Beijinhos da Sil!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato