Doces Chefs: Torta de Minuto da Mãezinha Fátima

22:49Silmara Aldrighi







Como não podia deixar de ser, a primeira receita a ser postada nesta coluna precisava ser algo especial, de uma das pessoas mais especiais em minha vida. Assim, uma das primeiras que aprendi servirá para homenagear minha mãe! Mãezinha, obrigada!

Entre tantos pratos que aprendi ao longo da vida com minha mãe, depois com minha sogra, tias, amigas, tv, revistas, etc, essa receita é o curinga mais fácil de se usar numa emergência. Com o tempo, aprendi o tanto que se pode variar nela, não apenas em recheios, mas de outras formas que explicarei abaixo.

A depender do recheio, pode ser algo bem caseiro (carne, frango, carne seca, peixe, queijo com presunto, etc.) ou algo bem refinado (tomate seco com rúcula, aspargos, camarão com catupiry, palmito com catupiry, espinafre com ricota, 4 ou 5 queijos, etc.). Use sua imaginação e veja como é fácil variar com ela. Por exemplo, a depender do recheio, seria o caldo utilizado (legumes, camarão, frango caipira, carne assada, etc.). APROVEITE!




Sua imaginação, a destinação da torta e o momento a ser apresentada é que fazem a diferença. Aprendi com minha mãe a receita básica, depois vi que ela variava os recheios e crie, ao longo do tempo, muitas ideias e variações de gosto. Não deixe de ter esse curinga em sua casa. Ele vale ouro!



Vamos à receita básica da Torta de Minuto ou torta de liquidificador....e depois às dicas!

Ingredientes: 1 e 1/2 xícara (chá) de leite, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de óleo bom, 1/2 xícara (chá) de "maizena", 100g de queijo parmesão ralado (preferência por comprar o queijo e ralá-lo (mas pode ser o de pacote de boa marca), 1 colher (sopa) de fermento em pó royal, 4 ovos, 1 tablete de caldo de.....frango/carne/legumes/camarão...a depender do recheio, 2 dentes de alho, 1/2 cebola pequena.


Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador (deixe um pouco de queijo para polvilhar por cima) e prove o sal, acrescentando, se precisar. Coloque, depois de bem batido, as claras em neve e misture à mão. Em uma forma untada e enfarinhada, ponha metade da massa, o recheio de sua preferência, o restante da massa. Polvilhe com queijo ralado e enfeite como quiser.

Opcional: 150 g de queijo muarela em fatias finas. Pôr por cima do queijo ralado que estava por cima da massa final.

DICAS

Uma dica é se voce vai prefere colocar a massa, recheio e massa ou se vai misturar o recheio à massa para homogeneizar a torta. Viu só como há opções infinitas de se fazer uma torta e, se usar a receita básica que expliquei, será mais fácil ainda?

Outra dica é a clara do ovo. Se você põe o ovo inteiro (como na receita), o resultado é um (a massa une mais, por exemplo, se você faz com diversos queijos). Se você deixa as claras para pôr, em neve, ao final, misturando à mão, o resultado é outro (fica uma massa mais fofa).




A última dica é que, quanto mais comprida a assadeira, mais fina a massa e mais ela vai ter que se misturar ao recheio e ficar menos mole no meio. Tente fazer assim, se utilizar os 4 a 5 queijos de sua preferência...hum.....e se a opção for essa, um vinho também cairá bem!

Uma beijoca bem especial e saudosa em minha mãe que mora em Fortal!

A todos....bom apetite!

Beijinhos da Sil!!!


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato