"Cueca Virada" na cozinha (pode chamar também de "Grostoli")

12:18Silmara Aldrighi

Nossa, que coisinha mais com sabor de infância......lembra o bolinho de chuva das Minas Gerais do nosso coração....mas é uma delícia gaúcha, herança dos imigrantes...bem, temos a receita alemã e a italiana....

DETALHE
Pelo que soube na última viagem a Nova Petrópolis, a diferença entre a alemã e a italiana é que a última utiliza açúcar e canela para polvilhar, o que adoro! Mas a alemã também é uma delícia e boa para quem não pode comer açúcar. Pelo menos se minimiza essa proibição.....ah, há quem chame de "orelha de gato" também, mas já acho que seria uma variação...nem que seja no formato.....esqueci de falar: na versão alemã (não sei se na italiana também), pode chamar essa gostosura de "calça virada" também. No link a seguir, mostra alemães usando açúcar (canela não) - deve ser uma variação.
 

Consegui mais de uma receita para passar a vocês. Não tenho mais a receita de 12 anos atrás, quando uma ajudei uma amiga a fazê-la na casa deminha mãe (ela é do Paraná e nunca mais a vi).

Como ainda não testei essas 2 abaixo, se alguém testá-las, por favor, deixar comentários. Quando eu fizer essa delícia novamente, darei opinião. Ah, pode fazer só a metade dessa receita também.


1ª OPÇÃO

Ingredientes: 3 ovos, 1 xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de pinga (é para deixar a massa mais sequinha ao fritar...dizem isso...), 1 xícara (chá) de leite, 3 colheres (sopa) de óleo, 4 colheres (café) de fermento em pó (o de bolo), 1 pitadinha leve de sal e, aproximadamente, 1kg de farinha de trigo, além de açúcar e canela para depois de fritas e escorridas.
Modo de Fazer: misture os ingredientes secos, acrescente os demais, enquanto vai misturando bem com as mãos (use luvas ou ponha cada mão em saquinho transparente novo em cada mão). Estique pequenas porções com rolo ou cilindro (ou garrafa de vidro, se não tiver nenhum dos anteriores), molde cada um como está na foto (corte em pedaõs retangulares e, em cada um deles, faça um corte no meio, pouco mais da metade do comprimento), frite-os em óleo quente, escorra em papel de cozinha, passe na mistura de açúcar e canela à gosto e como ou morno ou frio, como preferir.


2ª OPÇÃO

Ingredientes: 2kg de farinha de trigo, 4 xícaras (chá) de açúcar, 2 colherzinhas (café) de sal, 4 colheres (sopa) de fermento em pó (o de bolo mesmo), 2 xícaras (chá) de leite em pó, 1 xícara (chá) de óleo de boa qualidade, 4 ovos, 6 colheres (sopa) de vinagre, água
morna até que desgrude da vasilha (usar aos poucos).
Modo de Fazer: misture todos os ingredientes secos e adicione os ovos, o óleo, o vinagre e, aos poucos, a água morna, até que fique uma massa que desgrude da vasilhe. Modele as cuecas viradas (veja as fotos que saberá o modelo) e frite-as em óelo quente. Escorras em papel próprio e polvilhe-as numa mistura de açúcar e canela à gosto.
 

DICA

Para saber se o óleo está no ponto para fritar sem queimar, ao ligar o fogo, deixe 1 fósforo novinho jogado no óleo. Na hora em que estiver no ponto, ele ascenderá (não tome susto com o barulho...ele se apaga automaticamente na mesma hora. É tirá-lo e pôr a massa para fritar).


Espero que adorem a receita!
 Beijinhos da Sil!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato