Pastel de Nata (ou Pastel de Belém), uma das Delícias da Culinária Portuguesa!

21:12Silmara Aldrighi

Tenho a certeza que, se você ainda não provou, ficará surpreso com tanta gostosura. Adoro esse docinho. Aliás esses e tantos outros pratos portugueses...hummmmmm!!!!


A massa desse docinho dá mais trabalho, não é muito rápida, mas é só seguir a receita que busquei no site da Ana Maria.

DICA: tenho uma solução pra isso....sabe o que fiz? Comprei a massa pronta com uma portuguesa e ficou uma delícia. Já vi em supermercados também. Meu trabalho foi só fazer o recheio. Foi ótimo!

Veja o resultado de sobremesa!

MASSA

Ingredientes: 650g de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal, 500 ml de água e 450g de margarina.

Modo de Fazer: coloque a farinha em cima da mesa (bem limpa, claro). Faça um buraco no centro e despeje a água morna, já com o sal diluído nela. Misture os ingredientes com cuidado e vá arrumando as bordas da farinha, para a água não esparramar. Vá misturando até unir tudo em uma só massa. Abra essa massa com um rolo, espalhe metade da manteiga na massa, dando Vá dobrando a massa em 3, como se fosse embrulhando-a e, depois, em mais 3. Estique-a de novo, em formato de quadrado. Sempre que achar que está grudando, vá colocando mais farinha de trigo na mesa. Dê a última passada de manteiga e amasse-a bem, enrole e leve à eladeira para dar consistência. Depois, pegue partes e vá modelando, com o dedo, nas forminhas (comece pelo centro e vá para as beiradas, dando uma acertadinha bonita para poder colocar o recheio em seguida.

RECHEIO

Ingredientes: 1 litro de leite, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher de bauniha, casca ralada de 1 limão, 400g de açúcar, 350 ml de água, 6 gemas e canela para polivilhar.

Modo de Fazer: em uma panela, desmanche o açúcar e acrescente a casca de limão. Leve ao fogo até formar uma calda. Em outra panela, junte o leite, a baunilha e a farinha de trigo, sempre mexendo para não grudar. Ao ferver esse creme, aos poucos, vá colocando a calda. Antes de acrescentar outro ingrediente, tire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco. Depois, misture um pouco o creme às gemas e só então despeje tudo na panela. Ah, o forno tem que estar bem quente (uns 350 graus). Asse por uns 15 a 20 minutos e estará pronto. Deixe esfriar e sirva (gelado, como eu gosto, ou morno, como  é a preferência de alguns).

BOM APETITE!!!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato