Frutos do Cerrado e uma receita bem gostosa de bolinhos.

21:31Silmara Aldrighi

Se você quer fazer algo com frutos do cerrado e não encontra, procure a Central do Cerrado, cooperativa que vende itens de 35 organizações de 07 Unidades da Federação que os produzem; todos a partir do uso sustentável da biodiversidade do bioma. Há pequi, baru, buriti, farinha de jatobá, farinha de babaçu, guariroba, etc.

Pedidos podem ser feitos pelo telefone (61) 3327-8589 ou pelo e-mail centraldocerrado@centraldocerrado.org.br . Destaco que essa não é propaganda paga, mas uma forma de ajudar a quem tiver buscando esses produtos em todo o país.

Embora eu esteja em Brasília há 10 anos, pouco fiz de culinária regional em  minha casa, mas sou incentivadora da valorização de cada cultura, da importância da divulgação e do fortalecimento de cada aspecto e pontos positivos de cada reugião do país.

Na Região Centro-Oeste há pratos como arroz com pequi, falso cuscuz marroquino de canjiquinha, sorvetes de frutas específicas, raspadinhas, etc. Há Chefs e apreciadores de sabores exóticos dessa rica savana brasileira.

A Chef Tatiana Maia, no Jornal "Correio Braziliense" de hoje, incentiva a culinária da região e publicou a receita abaixo. Ainda não a experimentei.



BOLINHOS TRADICIONAIS

  

Ingredientes: 250g de manteiga sem sal, 3 xícaras (chá) de açúcar, 5 ovos inteiros, 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 1/2 xícara (chá) de leite, 100g de baru moído, 200g de diamantes de chocolate Valrhona (ou outro de sua preferência), 100g de lascas de buriti hidratadas em água morna, 50ml de café Illy já preparado (ou outra marca de sua preferência). Parte desses ingredientes será usado a depender do tipo de bolinho escolhido abaixo.

 

Modo de Fazer: misture, com a ajuda de uma colher, a manteiga com o açúcar. Acrescente as gemas e leve à batedeira por 15 minutos, em velocidade mínima. Peneire a farinha, o fermento e o sal, mexendo lentamente. Ponha o leite e misture cuidadosamente. Unte uma forma média com manteiga, farinha de trigo e coloque a massa. Leve ao forno médio pré-aquecido por, aproximadamente, 1 hora.


Bolinho com baru e chocolate
Reserve parte da massa acima. A adicione baru moído e pérolas de chocolate e misture cuidadosamente. Agora que poderá levar a massa ao forno (em forminhas untadas e enfarinhadas) até que fique dourada.

Bolinho de baru com café e chocolate
Reserve parte da massa acima. Adicione baru moído, café pronto e um pouco das pérolas de chocolate Valrhona e misture cuidadosamente. Agora que poderá levar a massa ao forno (em forminhas untadas e enfarinhadas) até que fique dourada.

Bolinho de buriti
Reserve parte da massa acima. Adicione o buriti hidratado e misture cuidadosamente. Agora poderá levar essa massa ao forno (em forminhas untadas e enfarinhadas) até que fique dourada.


Use sua imaginação. Sirva com sorvete ou calda de chocolate ou puro e bom apetite!

Beijinhos da Sil!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato