Feijão Tropeiro....é bom mesmo!!!

23:43Silmara Aldrighi

Fiz uma adaptação entre o feijão tropeiro que comi em Ouro Preto (MG) e nas Serras Gaúchas....


Ingredientes: 500g de feijão cozido, 200g de bacon/toucinho, 1 concha de óleo, 1 cebola média picadinha, 4 dentes de alho picados, 5 ovos, 1 colher (sopa) de sal, cheiro-verde a gosto e 200g de farinha fina de mandioca.


OBS: alguns não temperam o feijão para refogá-lo depois. Eu o cozinho com os temperos a gosto, mesmo que o refogue depois (uso 5 dentes de alho picados, 2 pimentas-de-cheiro picadinhas e sal a gosto, claro. Acho que o tempero pega mais). Pode usar a receita origina que deu certo e ficou muito gostosa também.

Modo de Fazer: coloque o óleo na panela, torre o bacon/toucinho, retire-o da panela e reserve. Nesse mesmo óelo, ponha a cebola, o alho e o sal e deixe dourar. Acrescente o feijão, refogue-o, baixe o fogo, misture a farinha, o cheiro verde e o bacon/toucinho. Desligue o fogo, frite os ovos e misture-os ao feijão e enfeite o prato a gosto.
Beijinhos da Sil!! :-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. para quantas pessoas, esta receita?

    renato

    ResponderExcluir
  2. Renato, já que nunca fazemos apenas o feijão tropeiro, sempre vai um arroz junto, no mínimo, dá para umas 8 pessoas a depender da quantidade de acompanhamentos (couve refogadinha, aipim frito, arroz branco...).

    De qualquer forma, como são 500g de feijão, 200g de bacon, (gosto mais com linguicinha defumada) e 200g de farinha, além dos demais ingredientes, podemos considerar em torno de 150 a 200g por pessoa, se só puser arroz como acompanhamento. Isso vai também da fome de cada um.

    Pode dar até para umas 8, a depender também dos demais acompanhamentos.

    Estava em viagem e não vi antes sua mensagem!

    Abs,

    Sil!

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato