DICAS de Dicionários Gastronômicos (não é receita; é dica mesmo)...

19:42Silmara Aldrighi

Meus queridos, nem os chefs são obrigados a saber tudo. Aliás, em tudo na vida, acredito que quem diz que tudo sabe, esse tem muito ainda a aprender....Por isso, como uma aprendiz de cozinha, apreciadora da boa arte de cozinhar... ou sei lá que nome podemos dar, tenho curiosidade de aprender sempre mais....quando leio algo interessante, também tento passar a todos. è assim em tudo que gosto. Acho que podemos compartilhar com amigos aquilo que é bom para você e que pode ser bom para outras pessoas também.

Bem, voltando ao assunto principal...parece que ninguém sabe com precisão quem criou o primeiro dicionário gastronômico, mas muitos falam que o Chef francês Marie-Antoine Carême (séc. XVIII) foi um dos precursores dessas publicações. Claro que, dessa época até hoje, muitos foram os nomes de sucesso e há muitos Chefs brasileiros dando em show no mundo todo. Hoje a gastronomia se consolidou como uma profissão maravilhosa e parabenizo aqueles que a abraçaram como profissão. Se algum Chef chegar a me dar a satisfação de ler este blog, já deixo votos de sucesso e pedido de dicas de site para divulgar suas próprias maravilhas....sempre desejo passa a todos vocês a simplicidade das receitas que experimentei e aquelas que, mesmo um pouquinho mais trabalhosas, têm gostinho de casa da vovó (das vovós de antigamente mesmo).

Infelizmente, a maior parte das publicações são em francês,que fica às vezes difícil até para quem sabe o idioma, mas há outros em português.

Sugestões do Correio Braziliense de hoje:
- Larousse Gatronomique (mais de 4mil verbetes - disponível em inglês, francês e espanhol).
- La Cusine de Réference (técnicas + fotos).
- Pequeno Dicionário de Gastronomia (Objetiva).
- Gastronomia de A a X (Aleph).
- Dicionário do Doceiro Brasileiro (Senac).
- Dicionário Prático de Culinária (Melhoramentos)

Outras sugestões (com links para o site):
- Gastrolândia: http://gastrolandia.uol.com.br/dicionario
- Abaga: http://www.abaga.com.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=28

Espero ter sido útil. Veja lá os sites.....
Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato