Bolinhos de milho individuais e em forminhas!

00:07Silmara Aldrighi

Essa é nova...eu encarei meio desconfiada no início, mas estamos mesmo em época de bolos juninos, né? O milho está em alta! E é gostoso sim...mas dá um pouquinho de trabalho por causa do creme de milho. Ah, claro, você pode também variar na cobertura. Use sua imaginação!

Se não quiser, também só polvilhe canela em cima. É mais tradicional!

 

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de margarina/manteiga sem sal, 3 colheres (sopa) de leite, 1/4 xícara de purê de milho, 1/2 colher (café) de fermento em pó, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 ovo. Ah, tem a canela em pó para polvilhar.

Purê de Milho: milho sufuciente para 1/4 de xícara de purê a ser usado na massa do bolo.

Cobertura: 1 lata de leite condensado, 1 lata de milho verde sem água (ou a mesma medida de milho in natura) e 1 colher (sopa) de manteiga/margarina.

Modo de Fazer (purê de milho): moa os grãos do milho com o mixer ou rale o milho. Você precisará de 1/4 xícara (Chá) desse purê para fazer o bolo.

Modo de Fazer (massa do bolo): bata a margarina/manteiga na batedeira até amolecer. Acrescente o açúcar e batade novo até clarear mais e ficar cremoso. Acrescente o ovo e bata sem parar até parecer dobrar de volume. Acrescente o leite e bata de novo. Junte a farinha de trigo e continue batendo. Ponha o fermento em pó e bata ligeiramente, até misturar. Desligue a batedeira, junte o purê de milho e misture bem com um grande colher. Ponha em forminhas de papel e ponha essas forminhas dentro de forminhas de empadinhas para que não abram. Leve ao forno pré-aquecido a uns 170 graus por uns 30 minutos. Observe e veja se, ao enfiar o palito, sairá limpinho.

Nesse momento, você pode criar coberturas à vontade, para alimentar os olhos.
E aí pode não ser uma cobertura.....só não descobri ainda sobre esses enfeites (parecem "delicados" brancos e amarelos...só os conheço coloridos...eles parecem de longe com as jujubas).

Veja a foto abaixo:

Mas se der vontade de fazer a cobertura da receita?

Modo de Fazer (cobertura): bata o leite condensado e o milho no liquidificador. Aqueça a manteiga/margarina em uma panela até derreter e junte à mistura do liquidificador. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro). Espere esfriar para cobrir os bolinhos. Rende de 8 a 12 forminhas, a depender do tamanho.

E se der vontade de usar mais ainda a imaginação? Basta ter tempo e vontade.
aprenda a fazer a receita da foto abaixo.
 Fico por aqui, mas volto no feriadão!
Beijinhos da Sil!! :-)

Você também pode curtir

4 comentários

  1. O bolinho que eu quero é de forminha de aluminio

    ResponderExcluir
  2. Os bolinhos podem ser feitos direto em forminhas de alumínio também, mas não poderão ir ao micro-ondas. Esta receita de bolinho de milho também pode!

    Seguem alguns bolos da DOCE LAR PARA VOCÊ fazer em forminhas individuais ou formas médias/grandes em alumínio: http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/10/torta-magica-de-cocoimpossivel-resistir.html OU http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/05/bolo-de-maracuja-rapido-e-refrescante.html OU http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/04/bolo-para-grandes-comemoracoes.html OU http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/06/bolo-de-milho-de-liquidificadorrapido-e.html OU http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/06/bolo-de-fanta-laranjapratico-e-uma.htm.

    Espero ter ajudado!
    Um bom final de ano pra você!
    Silmara

    ResponderExcluir
  3. Delícia de blog,adorei as receitas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, querida!
    Continue conosco sempre e nos dê sua opinião ao testar uma receita, ok? Demorei a responder um pouco, porque estava em férias com meus pais e minha família, no casamento de uma sobrinha. E no seguinte que cheguei, viajei a trabalho. Agora, enfim em casa! De volta ao blog querido também.
    Um grande abraço!
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato