Viajando pelo BRASIL: Cidade Maravilhosa!

11:27Silmara Aldrighi

Sou apaixonada pelo Brasil e a biodiversidade de cada lugar visitado e do vasto patrimônio cultural apresentado. Cada um deles me encanta de maneira específica, ao menos em um dos diversos aspectos de minha avaliação.
 
 
 
 

Em homenagem a todas as cidades brasileiras, é que farei, de vez em quando, alguns comentários sobre elas, contando minha experiência no local e alguns restaurantes visitados.
 
 

 
Independente dos diversos lugares específicos, lindos e encantadores em nosso país, que, diga-se de passsagem, é único, no meu ponto de vista....
  • das lindas praias, da gastronomia e do bom atendimento existentes no meu especial Nordeste... mais especificamente, na cidade do sol e da brisa gostosa, minha Fortaleza...
  • da exuberância das florestas, da culinária única e do povo acolhedor da Região Norte...
  • da diversidade de povos e das oportunidades do Centro-Oeste, onde vivo e sou feliz...
  • do moderno e diversificado entretenimento do agitado Sudeste, de oportunidades únicas, minha segunda opção...
  • do Sul maravilha, com aquele friozinho especialmente romântico, de culinária europeia, onde o clima traz uma paz gostosa....
De tudo que é lindo no Brasil (claro que não conheço todos os municípios brasileiros), pelo menos em relação às capitais, elegi como patrimônio de beleza, a cidade mais maravilhosa de todas elas, aliás de todo o mundo: Rio de Janeiro, com suas praias, montanhas, alegrias, cultura e gastronomia....
 




O único defeito, mas que também se tem alastrado pelo Brasil, é o perigo (a violência)...talvez por isso a visite tanto, mas ainda não more lá. Comigo nada aconteceu nunca, nem o espero, mas a cada ida a essa cidade, parece que renovo as energias e a alegria de viver, como se cada instante como fosse único. Ah, só pra constar... respeito sim todas as opiniões e experiências contrárias.

Acredito em qualidade de vida...e isso envolve muitos fatores. Procuro um local que reúna um pouco de todas essas características de nosso país, mesmo que seja em menor intensidade em todas elas. Sei que existe. Bem, para morar daqui a uns anos, ainda procuro uma cidade (aceito indicações) que toque meu coração no todo...ou talvez fique por aqui mesmo (Brasília - gosto daqui, mas é de cara manutenção).

Desta vez, segue minha homenagem, na coluna "Viajando na Maionese", para essa linda e maravilhosa cidade do RJ, onde viveu meu marido, onde o conheci, onde tenho vários familiares e onde adoro estar!

DICAS PESSOAIS
 
 
 

Começarei pela ordem cronológica dessas degustações....foram apenas 3 dias na terrinha, mas fiquei fora dos trabalhos do dia-dia, só na moleza, tentando recuperar a saúde!

Primeiro....

...não deixe de provar as DELÍCIAS DA PARMÊ. Há em vários bairros, mas sempre vou à Parmê do Largo do Machado, pertinho do Flamengo, onde sempre me hospedo com a família. Desta vez provei a famosa feijoada deles. E custa R$ 29,90 por pessoa. Ainda tinha uma batida de limão muito gostosa e sobremesas do buffet. Hum.....uma delícia, gente! Um ambiente elegante e acolhedor, muito apreciado por cariocas e turistas. O pessoal é muito educado no atendimento. Se eu já gostava do cardápio de lá, imagine após esse sábado aí. Vale a pena conferir!

 
Olha que pratinho gostoso! Mas havia inúmeras outras deliciosas opções.....haja estômago para conseguir comer tudo...não dá!
 
 
Não posso deixar de indicar também as muitas, muitas tortas maravilhosas da Parmê. Compre e comprove! Acesse o site deles: http://www.parme.com.br/.
 
Mais uma: você já teve a oportunidade de provar o delicioso café-da-manhã da BENDITA FRUTA? Sei...tem em vários lugares e conhecem o frozen yogurt, que foi minha especial sobremesa.....mas e esse café também?
 


Agora um momento de comer debaixo da mesa, como faz a Ana Maria Braga.....gente, que entrada foi aquela?! E o vinho? Hum.....adorei os pasteizinhos de camarão com catupiry e bolinhos de bacalhau no ponto...tudo quentinho, em ambiente bem acolhedor....depois um prato principal no capricho do sabor....não...só experimentando mesmo!

Confira as delícias do RESTAURANTE BERBIGÃO! Veja e babe sem querer!


Entramos em um restaurante português, na Rua do Catete. A primeira filial carioca do restaurante foi fundada em 1972, no bairro de Juru-juba, em Niterói. Esse que fui (foto abaixo) fica em um sobrado centenário, de charme histórico, perto do Palácio do Catete.

Aliás, o bairro está bem diversificado e independente e tem tudo mesmo e também está bem requintado e revitalizado. Gostei muito. E, de quebra, fica pertinho daquele Aterro do Flamengo, onde temos aquela visão única do "Pão-de-Açúcar".


É, nessa comemoração do níver de minha sogra, ela, eu, o maridão e minha cunhada pedimos os famosos bolinhos de bacalhau.
 

E agora, aceita um ?

Mais uma dica do bairro. Aliás, foi a primeira vez que aproveitei o Catete e o Largo do Machado em tantas vezes em pouco tempo nesse tour gastronômico. Não deixe de conhecer a Estação República.

O cardápio é vasto, mas o que mais chama a atenção é o rodízio de pizza que acontece à noite. Além de muito gostosas, há enoooooooorme variedade de sabores. E não é aquela enrolação de misturar alguns ingredientes de outras pizzas e dar um novo nome. É capaz de você ficar satisfeito e ter que recusar pizza que ainda não comeu. Acontece com todos.

O ambiente de lá  é bem familiar. É comum ver famílias inteiras no final de semana, apenas jantando ou comemorando aniversário de alguém. Tem sempre uma criançada correndo pelo salão, tudo isso animado pelo DJ da casa que toca músicas e passa videoclipes nas duas telas do segundo andar. Fica na Rua do Catete, 104, pertinho também do Palácio do Catete e do Hotel Flórida (R. Ferreira Viana, quase na Av. Praia do Flamengo), que passa atualmente por nova e grande reforma, já se preparando para  Copa 2014.
 
Na Rua do Catete, 228, tive a oportunidade de conhecer uma lojinha de produtos artesanais chamada "Audácia e Requinte". Também é um bom local para comprar souvenirs. São poucas peças de alguns tipos, o que também confere ar de especial. Se almoçar no Catete no sábado, passe lá.

Já se tiver correndo, com tempo curto, com pouco dinheiro, mas não abre mão de comer algo gostoso? Compre pastel no Ricos´s lanche, também ali pertinho da Parmê. Ah, aproveite o comércio local, que é ótimo!

No Largo do Machado, 29, como última dica, há um espaço pequeno com culinária árabe, pra quem tem pressa de comer ou quer levar para um lanche em casa. Simples, com um balcão que funciona desde 1966, oferece um sabor de infância, pois não muda nunca. Sempre que vou ao Rio, tenho de passar lá para "provar"esfirras (queijo e carne - há outros tipos) e kibes. No cartão deles está escrito "Pizzaria Oriental", mas só li o nome ao chegar em Brasília. Ah, mas vale a pena, desde que dispense luxo.

E a Confeitaria Colombo (http://www.confeitariacolombo.com.br/), no centro do Rio, patrimônio cultural e artístico da cidade maravilhosa, está sempre lotada..magnífica e D E L I C I O S A!!! Bem, essa aí todos já a conhecem. Nem preciso comentar....uma volta ao passado!
 

 
 


 
Bem, o tempo no Rio dessa vez foi foi curto, mas deu para aproveitar bem. Temos muitos, mas muitas outras opções para indicarmos em diversos bairros. Preço bom com qualidade e diversidade, é com o RJ mesmo. Com certeza...o que apresentei foi só um breve petisco diante de uma cidade tão deslumbrante!
 
Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato