Batata ao murro delicado...no micro-ondas ou no forno!

16:21Silmara Aldrighi


Um ótimo acompanhamento para os grelhados!

Se preferir, pode fazer também no micro-ondas...

Ingredientes para 2 pessoas: 2 batatas grandes (ou 6 pequenas), sal grosso, orégano e azeite a gosto e alho (gosto de bastante alho), que pode estar fatiado ou picadinho, como preferir. Se quiser, polvilhe com outras ervas de sua preferência (alecrim, manjericão).

Modo de Fazer: à parte, deixe o alho mergulhado no azeite e ervas, que depois você usará para regar a batata. Lave bem a batata com a casca e seque-a. Ponha bastante sal grosso. Se tiver película aderente, é só envolver as batatas e furar, ao mesmo tempo, batata e plástico (fure com um garfo em diversas partes) e leve ao micro-ondas por uns 15 a 20 minutos. Deixe em espera por uns 2 minutos e retire o plástico. Cubra as batatas com um pano e dê um murrinho leve nela (para dar uma esborrachada elegante), de forma que fique com cara de amassadinha. Em vasilha quase toda tampada, leve o azeite com o alho por 3 minutos no micro-ondas e regue as batatas com essa mistura....e sirva-se.

Já se preferir fazer no forno...bom quem tem forno à lenha.


Dica: eu sempre cozinho as batatas no fogo médio, em panela com água e sal, para a batata apurar o gosto (prove se a água está boa de sal antes de cozinhá-las), mas não as deixo moles demais não. Depois, enrolo, uma-a-uma no papel alumínio (com a parte mais brilhosa para demntro) e deixo uns 30 minutos no forno médio pré-aquecido. Retiro-as da assadeira. Com cuidado, retiro todo o alumínio e pego cada batata com a colher grande e vou transferindo para uma vasilha de vidro que vá ao forno (a vasilha deve estar regada de azeite), cubro minha mão com o pano, dou aquele murrinho básico e rego com o alho refogado no azeite e ervas. Se quiser, pode jogar cebola picadinha nesse refogado, para refogar depois do alho. Levo ao forno de novo para dar uma douradinha.

Ah, gosto mais ao forno do fogão que no micro-ondas, mas é tudo questão de gosto e oportunidade. Escrevi muito, mas é uma receita rápida e fácil.


Beijinhos da Sil!

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato