Pudim 123...é bom...mas é bom mesmo...nossa!

21:54Silmara Aldrighi

Essa receita de pudim 1-2-3 é do tempo da vovó...
Meu pai sempre gostou...meu marido adora e meus filhos estão até com saudades.....


Você resistiria? 


Bem, é que, tentando outras receitas, lembrei só agora que nunca mais fiz um pudim....ah, farei no próximo sábado! Ah, é receita de origem portuguesa...ou seja, bem antes de minha avó, claro!

O único trabalho é o forno!


Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite de vaca, 3 ovos grandes e, se quiser, 1 colher (chá) cheia de amido de milho (se usar, demora um pouco menos no forno).


Modo de Fazer: caramelize uma forma de pudim com açúcar (veja abaixo a receita do meu pudim Maria-mole). Bata os demais ingredientes no liquidificador e ponha na forma já com a calda. Use a forma de buraco no meio (para assar melhor). Prefira também uma de terfal/terflon. Leve ao forno médio pré-aquecido e em banho-maria (ou sejam a forma do pudim dentro de uma assadeira com água, por exemplo, e sempre lembrando de olhar essa água, para completar aos poucos, quando preciso (talvez só precise completar 1 vez). Demora de 1 hora a 1h30, a depender do forno, mas é sempre bo ficar observando a água após a primeira meia hora. Desenforme após esfriar.

CALDA



PUDIM COM CALDA



Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

6 comentários

  1. Ah, pudim é tudo de bom! Mas deve existir uma técnica milenar para o pudim sair perfeito, sem quebrar, dourado nas partes certas :/ O meu nunca sai assim! T^T

    ResponderExcluir
  2. Hum....tô exatamente agora com um pudim pra sair do forno....o que demora é o forno. Prefiro forno baixo, sabe? Médio a baixo...acrescentei água na assadeira que fica debaixo da forma do pudim (aquela forma de bolo de buraco no meio).....quando esfriar, desenformarem. A receita do pudim é rapidinho. A calda que talvez seja uma arte....não tem técnica não Bruninha. Se servir de consolo, já errei a calda várias vezes. A de hoje foi com 2 xícaras (Chá) de açúcar cristal, derretendo-o em fogo baixo. Ao derreter, estava com 1/2 xícara (chá) fervendo na outra panelinha (fogo baixo), joguei no açúcar e mexi até dissolver e ficar uma mistura só. Imediatamente pus na forma. Realmente, na hora em que colocamos água no açúcar quente derretido, faz um chiado danado e assusta...parece que deu errado, mas é isso mesmo, Bruninha. Só tentando é que chegaremos ao acerto e você é ótima, que sei!
    Beijinhos, Sil! :-)

    ResponderExcluir
  3. qnto tempo em media de forno

    ResponderExcluir
  4. Mil desculpas pela demora na resposta. Entrei em férias para acompanhar a cirurgia do nosso cachorrinho aqui e fui repassar hoje as mensagens recebidas, pra ver se devia alguma resposta e para postar algo mais. Aí encontrei a sua pergunta e a de outro internauta. Espero que tenha dado certo....bem, sobre a receita, no meu caso, demoro em torno de 1 hora com ele no forno. A partir dos 40 min, passo a enfiar palito de dente para ver se sai mais sequinho. Fico observando, a partir de 30 min, se a água do banho-maria está acabando. Fico acrescentando água quente de vez em quando na assadeira do forno (onde está a forno de bolo).
    Um grande abraço.
    Sil!!

    ResponderExcluir
  5. Esse pudim eu já fiz e ficou muitíssimo bom ...hum acho que vou fazer de novo...
    Cícera

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cícera! Bom ter você na Doce Lar. Faça sim e depois nos diga como ficou, ok? Sucesso!
    Bjs!
    SIl

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato