FILÉ DE PEIXE de minuto.

20:11Silmara Aldrighi

Para a Semana Santa... rápido para fazer....saudável e uma delícia!

É...esse nem dá pra dizer que não dá pra fazer...é faciiiiiiiiiiinho. Descobri uma marca de filé de tilápia que encontro nos supermercados de Brasília e que nunca apresentou espinhas (muito bom...tenho de fazer a propaganda do que é bom)...tenho tentado outras marcas e tipos de filé, mas esse aí foi o melhor para esse prato....só não dará certo se você não gostar de peixe, claro!


Ingredientes: 400g de filé de tilápia – a marca Copacol é a minha preferida; 3 colheres (sopa) cheias de azeite (azeite mesmo); 1 limão médio ou grande; sal; 2 dentes de alho (opcional); 1 cebola pequena cortada em rodelas finas (opcional); 1 colher (sopa) de cebolinha picadinha (opcional) – algumas pessoas costumam usar alcaparras, mas é mais carinha e não faz falta ao prato feito da forma abaixo. Depois de fazer dessa forma simples, pode criar como quiser. Se preferir, tempere na véspera e deixe o peixe na geladeira, que apurará mais ainda o gosto.

Tempero: lave com cuidado os filés. Passe o suco de ½ limão nele e lave-os novamente, mas, desta vez, bem rapidamente para não tirar todo o limão. Deixe escorrer bem, esprema a outra metade do limão por cima deles e ponha sal a gosto, de forma que fique todo temperado por igual. Se quiser, agora ponha o alho (já fiz com e sem, mas como adoro alho, sou suspeita para dizer que prefiro “com”). Melhor temperar os filés na véspera, pois ficará mais saboroso.


Modo de Fazer: escolha ou uma chapa lisa ou uma panela parecida com a que se faz yakissoba ou paella e de material antiaderente, que dá para fazer os 3 a 4 filés do pacote de uma vez só, sem pregar. Ponha o azeite e deixe a panela em fogo baixo a médio, até 180 graus. Assim que começar a “ferver”, ponha os filés, um-a-um (sem a pouca possível calda de limão) e tampe a panela (se for na chapa, tem uma tampa (parecida com chapa) e com furinhos e cabo para cobrir). Veja de vez em quando. Só vire os filés com a pá larga, de material para terfal e quando notar que deu uma boa tostadinha. Vire um por vez. Ponha, se necessário (dificilmente precisará), mais uma colher de sopa de azeite e tampe de novo. Antes de tampar, se for usar a cebola, e a cebolinha, essa é a hora – aí é só pôr, por cima, espalhando pedacinhos de margarina (escorrerá e deixará mais molhadinha a cebola). Agora baixe o fogo.

Dica: acompanha purê de batatas (ou batata palha) e/ou salada (arroz também, se quiser) e/ou legumes cozidos ou batatas sautê.

Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Amo "Tilápia", vou fazer para experimentar, depois volto aqui para falar.

    ResponderExcluir
  2. Heloísa, querida, fico feliz com seu carinho.
    Vem mesmo aqui contar pra gente como ficou...
    ah, pode usar tilápia também nestas outras dicas aqui:
    (1) http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2013/12/file-de-frango-peixe-e-banana-milanesa.html (pode ser com filé de frango ou carne tb.)
    (2) http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/11/peixada-lightsuper-saborosa-e-rapida.html
    (3) http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2015/08/delicioso-file-de-peixe-assado-com-cama.html
    (4) http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2015/02/creme-ao-forno-camarao-peixe-e-pure.html
    Sucesso pra você!
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato