Purê de Batatas Caseiro!

16:45Silmara Aldrighi


Esse é bem simples, mas é sempre gostoso. A gente não pode comer batatas todos os dias, mas ela pode ser o carboidrato. É só não comer arroz nesse dia.

Ferva, na água e sal, 1kg de batatas. Ao espetar algumas das batatas e senti-las macias, escorra todas elas na panela mesmo, usando a tampa semi-aberta e um pano para segurar dos 2 lados.



Depois, na panela mesmo, jogue 1 colher de sopa cheia de margarina. Use o espremedor da foto, pois é bem fácil de usar (ou se preferir, use o seu tradicional). Aqui em Brasília, comprei com essa amiga lá na Pioneira da Borracha (por mais estranho que o nome da loja lhe parece, foi lá no setor de utensílios domésticos). Esse utensílio amassa fácil as batatas, misturando-as com a margarina.

Acrescente 50g de queijo parmesão ralado, 3 colheres de sopa de requeijão (opcional) e misture. Ponha uns 200ml de leite. Ponha 100ml e vá misturando. Se precisar pôr mais que 200ml (depende da batata), ponha aos poucos para não deixar aguado demais. Veja o sal. Está pronto para consumir ou para esquentar mais tarde no micro-ondas e comer a quantidade que desejar.

Da mesma forma que o purê “polonês”, você pode fazer uma torta com a metade desse purê simples.

Use linguicinha frita com cebola ou frango desfiado/em cubos refogado ou carne refogada ou legumes que sobraram também para recheio ou faça um de sua preferência. O recheio pode ser molhado ou seco.

Acrescente ao purê que sobrou: 1 ovo inteiro, 50g de queijo parmesão ralado, 2 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de chá de fermento. Misture devagar a cada ingrediente acrescentado.

Unte um pirex com margarina, polvilhe com farinha, ponha metade da mistura, o recheio, queijo muçarela em fatias (umas 6 fatias finas), a mistura por cima. Passe a gema de ovo (sem a pele), polvilhe com queijo ou orégano (ou os 2) e ponha para assar.

Será uma comidinha bem caseira com sabor de mãe.....

Espero que tenham gostado!
Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato