Polenta da Mamma!

19:59Silmara Aldrighi


Ferva 500ml de água com 2 colheres rasas (de sopa) de azeite e 1 tabletinho de frango (ou use o caldo do potinho ou o caldo que é medido em colher de sopa – veja a fotos dos caldos que usamos por aqui, quando usamos). Prove o sal e acrescente um pouco mais se achar necessário. Use panela de terfal.

Ao ferver, vá acrescentando, aos poucos, com a mão esquerda, uns 300g de farinha de fubá de milho (fininha), enquanto, com a mão direita, você mexe a farinha com a água, de preferência, usando o batedor manual de ovos. Quando ficar mais grosso, baixe o fogo e passe a misturar com a colher própria para esse tipo de panela. Jogue metade da mistura, ponha 5 fatias de queijo muçarela, cubra com a mistura e polvilhe com queijo ralado. Sirva quente (faço sempre na hora de servir).

Há outras opções gostosas para pôr por cima dessa polenta. Frango cozido, desfiado, já refogado em cebola, alho, cheiro verde, formando um pouco de caldo. É uma delícia mesmo. Outra vez, há muito tempo, fiz com carne moída temperada e refogada, um pouco parecida com molho à bolonhesa, mas sem tanto molho de tomate. Pode ser também com uma cobertura de lingüiça defumada picada e refogada em cebola e cheiro verde. Tudo fica muito bom, inclusive da forma mais simples mesmo.

Eu adoro, porque é rápido de fazer e um ótimo acompanhamento. Já quando faço com o frango por cima, como contei acima, já vira um prato principal......se você gosta de milho, é uma boa opção sim. Aprendi com uma amiga gaúcha e comecei a fazer com a farinha de Caxias do Sul...hummmmmmmmmm!!!!!!!!!!

Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato