Mousse de Chocolate.........é viciante!

21:26Silmara Aldrighi




Essa hora pode ser tarde pra se fazer qualquer receita, né? Dê uma olhadinha....ela é muito gostosa...é viciante!


O tempo passa rápido. Já-já chegaremos no domingo de Páscoa.....dia de comer muitos chocolates....Você poderia preparar algo especial no sábado e deixar para servir no dia seguinte, com um almoço bem caprichado também....vai receber tantos elogios....se puser em copinhos transparentes, dará um show. Ele fica meio aerado, hummmmmmmm....vá testando antes......se dê esse presente!



Aos que não saem do regime nem no dia mais estressante, é só trocar o tipo do creme de leite, do açúcar e do chocolate, pois nem usamos gema nessa receita. Um colega meu me deu a receita na época em que ele a vendia. Depois encontrei em uma lata de creme de leite. É tira e queda. Também poderão fazer com chocolate amargo. É como tenho feito na maioria das vezes, mas nem todos gostam com ele, porque fica menos doce....é bem mais concentrado em cacau. Pode também usar 1 e 1/2 barra dele (cada uma com 100g) e completar as 50g com outro ao leite ou meio amargo ou ainda fazer meio a meio com os dois tipos de chocolate. Mas pus a receita abaixo com o chocolate normal.

Dica: pode fazer também outra receita com chocolate branco ou usar o mousse como sendo uma das camadas de algum pavê com frutas ou só branco e preto...como quiser!


Veja uma opção de chocolate menos doce e mais concentrado


Já a fizemos para revenda em restaurantes super elegantes de Fortaleza e para a rede Ibis de hotéis. Combina com mesa bem requintada, ao mesmo tempo em que é sucesso em reunião informal com amigos. Quer melhor que isso? Ah, e não dá trabalho não.

 

Ingredientes: 200g de chocolate meio amargo raspado ou em pedacinhos; 1 lata de creme de leite sem soro; 4 claras em neve; e 4 a 6 colheres (de sopa) rasas de açúcar refinado.


Modo de Fazer: em uma panela em banho-maria (ou seja, uma panela com sua mistura, dentro de outra, tipo frigideira alta, por exemplo), misture o creme de leite sem soro e o chocolate. Ligue a panela de baixo, que está com água, de forma que o chocolate e o creme de leite se misturem sem estarem dentro de uma panela diretamente no fogo. Ao acabar de misturar totalmente, desligue. À parte, bata 4 claras em neve (em batedeira, até ponto durinho). Acrescente o açúcar (normalmente 4 colheres, mas pode ser que você goste mais doce) e bata até ponto de suspiro. A essa mistura branquinha, junte a de chocolate e bata com apenas 1 dos 2 batedores ou com um misturador manual mesmo, uma colher grande, como preferir. Raspe até o final da panela para não perder chocolate. Divida em potes, copinhos transparentes ou qualquer vasilha inteira ou individual (descartável ou não) de sua preferência e ponha na geladeira. No dia seguinte, é só aproveitar.


Claras em neve, ponto de suspiro.



Clara em neve com açúcar com o chocolate derretido no creme de leite (em banho-maria). 



Pode deixar tudo em uma só vasilha, mas recomendo dividir em porções.

 

Dividida em copinhos de café ou,
com mais requinte, em copinhos apropriados (descartáveis ou não).

OBS: se puser um copinho dentro do outro e deixá-lo no congelador, ficará como sorvetinho.




Use sua imaginação e enfeite como quiser!





Inclui (em 12/ago/13) esta foto que recebi de um colega,
assim como registro o sucesso desse mousse na casa dele....


....direto da geladeira, antes de alguém tocar nele!
Parabéns!


Use-o em tortas também e enfeite com raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo!






Dicas: Depois, se quiser, poderá fazer variações: usar outros tipos de chocolate (com nozes, etc) ou acrescentar ingredientes bem diferentes (uma colherinha de licor ao misturar o que estava na panela ao "suspiro"). Poderá optar por fazer receita dupla, sendo uma com chocolate branco, para ficar bicolor, ou montar um pavê com biscoitos champanhe molhados mistura de leite e morango batidos, o mousse no meio, morangos picados e suspiros em cima...bem, a ordem das camadas não importa. Fica ao seu critério....o que quiser. Bem, prefiro o modo tradicional e o pavê. Valem a pena! Use sua imaginação e faça sucesso! Depois nos conte!

Beijinhos, Sil! 

Você também pode curtir

9 comentários

  1. É uma delícia mesmo! Sempre faz sucesso e não leva gemas ou gelatina, como uma vez me disse um chef de cozinha, quando eu vendia essa sobremesa (já em copinhos transparentes individuais) a restaurantes e hotéis... foi engraçado ver a teimosia dele de que tinha um desses 2 ingredientes....

    ResponderExcluir
  2. Meu nutricionista ta querendo me matar.... dois dias vivendo so de mousse

    Esse bichinho viciaaaa
    Kkkkkkkkkkkkkkk

    Bjooo, chefinhaaa

    ResponderExcluir
  3. Essa sobremesa é boa, né? Não tem como não fazer sucesso com ela - e dá para variar bastante (veja as fotos para as próximas receitas).
    Valeu pelo comentário também!
    Bjs!
    Sil

    ResponderExcluir
  4. estou querendo fazer para vender ela dura qts dias de validade help

    ResponderExcluir
  5. Bem, como não leva gema (só usamos clara), ela dura mais, mas vai ficando mais seca a partir do 3º dia e pode apresentar um visual mais feio ou pequenas racahduras....exceto se você puser todos os potinhos fechados individualmente ou todos em uma "Tupperware" quadradão (onde eles ficarão em local fechado e assim os potinhos, mesmo se tiverem abertos, ficarão protegidos). Mais do que isso não aconselho, porque as pessoas também costumam ficar mais uns 2 a 3 dias em casa com eles.

    Só para constar: já vendi essa sobremesa em potinhos individuais para o restaurante Peixada do Meio e o Hotel Ibis, ambos em Fortaleza. Foi um sucesso, mas acabava ganhando pouco e eles muito. Ganha-se mais ao vender para particular, pois você tira a figura do intermediário. Eu levava os potinhos transparentes - daquele plástico melhor e mais durinho - em um "Tupperware" quadradão fechado., como expliquei acima. Fazia sempre à noite, deixava o quadradão aberto e levava no dia seguinte (com o Tupperware fechado). Como fazia em um dia e levava no outro (é o ideal), não precisa fechar. Mas fechava no dia seguinte ao fazer para nosso próprio consumo e durar mais.

    Espero ter ajudado!
    Abs,
    Sil!

    ResponderExcluir
  6. essa receita dá quantas porções em média pra venda? tô pensando em fazer pra vender.

    ResponderExcluir
  7. Aline,
    Desculpe a demora...estive ausente (viagem a trabalho e com obras em casa, que ainda estão acontecendo...). Bem, dependerá do recipiente que escolher para pôr e vender. Se usar aquelas transparentes, acredito que não passarão de 6 unidades. Se usar aquelas opacas menores que tê tampinhas, poderão render até 8. Se usar copinhos de café, renderá mais ainda, mas ficará feio para venda. Mesmo que fique mais caro, acho que uma embalagem bonita vende antes com a imagem. Como o sabor é uma delícia, conseguirá vender mais ainda. Se quiser oferecer também outras opções, pode comprar vasilha transparente com tampa, onde poderá pôr todo o mousse ou fazê-lo em dobro (um preto e um branco) para ficar bicolor e enfeitá-lo com raspas e/ou cereja. Se depois quiser usar mousse como uma das camadas de um pavê, ficará bem bonito e gostoso. Poderá vendê-los como picolé ou naqueles saquinhos ("sacolé/din-din/chup-chup"), pois ficam parecidos com o chicabon. Melhor ir experimentando aos poucos, mas sempre com qualidade no visual e no sabor. Veja esse link que achei da Nestlé: https://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Mousse_Classica_de_Chocolate.aspx?hc_location=ufi (como o tamanho da barra de chocolate diminuiu, eles fizeram uma proporção ao tamanho da barra). Espero ter ajudado. Boa sorte!
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato