Torta de Berinjela com Queijo e Tomate Seco!

22:32Silmara Aldrighi

Bom, pra começar com chave de ouro, uma receita que criei para um almoço familiar e todos gostaram muito! Rende Bastante! Dá pra montar em duas vasilhas de vidro separadas (ou qualquer vasilha que vá ao forno) e também pode congelar crua ou semi pronta! :D
 
Massa!


 
Ingredientes: 3 ovos inteiros;   2 xícaras (chá) de farinha de trigo;   2 xícaras (chá) de leite;   1 xícara (chá) de óleo;   1 caldo de legumes (ou outro que preferir, depende do recheio usado);   1 colher (sopa) de azeite;   2 dentes de alho (pequenos);   1/2 pimentão pequeno;   1/2 cebola grande;   50 gramas de queijo parmesão ralado;   sal a gosto (se precisar... eu não uso);   1 pitada de pimenta em pó ou páprica picante  e   1 colher (sopa) de fermento em pó.    

Modo de Fazer: Ponha, na ordem acima, todos os ingredientes para bater bem no liquidificador, exceto o fermento em pó. Quando você provar o sal e a mistura estiver boa, ponha o fermento em pó e bata rapidamente.

Recheio!

Ingredientes: 5 berinjelas grandes cortadas em cubos (não tirem a casca!);   1 pimentão grande picadinho;   4 cebolas grandes picadinhas;   6 dentes de alho amassados;   3 tomates médios picadinhos (com pele e sem semente);   1 tabletinho de caldo de galinha;   1 colher (sopa) de molho shoyo;   1/2 xícara de azeite;   50 gramas de margarina "para cozinha";   200g de muçarela em fatias;   sal a gosto (se precisar...eu não uso);   1 pitada de pimenta em pó ou páprica e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Fazer: Deixe a berinjela cortada em cubinhos (com casca e tudo) com um pouquinho de sal em um pirex para que solte a água (escorrer uma hora depois). Ponha a margarina para derreter em uma panela alta e grande (de preferência teflon), ponha a cebola e o pimentão para refogar em fogo baixo. Quando estiverem mais macios, ponha o alho e o caldo de frango. Refogue bem, ponha a berinjela e, em seguida, o azeite. Misture bem e refogue bastante. Acrescente o tomate e o molho shoyo e refogue mais um pouco até ficar mais sequinho e desligue o fogo. :)

Montagem!

Unte um pirex grande (faço em um redondo e alto, de vidro, para que levá-lo diretamente à mesa, sem desenformar) e o enfarinhe... Retire o excesso de farinha de trigo, sem tocar nela. (vá batendo na tigela...)

1ª Camada: Ponha pouco mais da metade da massa, porque o recheio de berinjela, mesmo sendo colocado com cuidado por cima da massa, afundará um pouco... o restante da massa será apenas para cobrir levemente o recheio.
2ª Camada: Ponha todo o recheio de berinjela refogada.
3ª Camada: Ponha a muçarela em fatias.
4ª Camada: Ponha o restante da massa.

Enfeites: Tomate picado ou tomate seco (melhor ainda, mas é mais caro...), orégano, azeite e azeitona.

Ponha em forno médio e acompanhe, sem abrir o forno, até que ele cresça e fique moreninho... O cheirinho... hmmmmmmmmmmm... vocês verão!

Sugestões Doce Lar: Se quiserem mudar o recheio, fiz uma vez a mesma massa, alterando o caldo de legumes para um de frango ou de picanha e, como recheio, fiz 4 queijos... A massa se mistura com os queijos e fica também uma delícia. No entanto, como todo mundo fica me pedindo essa de berinjela, acabo fazendo mais dela...

Use a imaginação e faça o recheio que quiser, dá até pra aproveitar o que sobrou na geladeira do dia anterior! :)

Nota: a fotinha não é minha, pq não tive como tirar a foto do prato desta vez, desculpa...

Espero que gostem!

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato