Feijão Preto Delicioso (e não é feijoada)!

12:25Silmara Aldrighi


Fácil de Fazer: Escolha o feijão limpinho (500g), jogando fora o que está ruim.

Lave o feijão e o deixe de molho na véspera. No dia seguinte, antes de cozinhar, escorra-o, lave-o de novo e ponha na água nova para cozimento em panela de pressão. Esta receita é para panela de pressão com capacidade de 4 1/2 litros.

Acrescente 2 1/2 litros de água, 2 tabletinhos de caldo de bacon, 1 colherzinha rasa (chá) de sal e 2 folhas de louro. Observe sempre o limite definido para sua panela de pressão, para verificar se poderá fazer o feijão nela.

Se quiser dar um sabor de feijoada (sem ser), use 200g de lombo (cortado em 3 a 4 partes), com menor quantidade possível de gordura nele. Se esse lombro tiver salgado, lave-o e deixe-o de molho na água, trocando na véspera a água até o sal ir quase todo embora. Vá sentindo o sabor da água.

Cozinhe, por 45 minutos, em panela de pressão. Ao amornar, verifique a pressão e abra a panela. Veja se está bom de sal.

À parte, refogue 4 dentes de alho picados, em fogo médio, em 3 colheres de sopa de óleo. Acrescente 1 concha cheia de feijão escorrido e já amassado com o garfo. Refogue mais um pouco.

Ponha essa mistura de volta na panela e deixe ferver mais um pouco. O feijão ficará bem encorpado e delicioso. No dia seguinte, ele estará mais encorpado ainda.

Dicas: Use metade do pacote ou, se fizer todo ele, assim como eu, é só fazer a mesma receita com a outra metade, em outra panela de pressão.

Quando estiver pronto, se sobrar e só for usar a partir da semana seguinte, poderá congelar em potes, de preferência, de vidro, do tamanho de suas necessidades. Se congelar em potes plásticos, ao descongelar, não esquente nele, mesmo que possa ir ao micro-ondas. Com certeza, perde um pouco da 'gostosuuuura'.

Quando provar e, para o seu gosto, achar que faltou sal, é só acrescentá-lo. Quando achar salgado (não será o caso desta aqui), será preciso cozinhar mais um pouco com uma batata (nem que precise acrescentar mais água). O tamanho da batata depende do quanto a mais de sal você pôs em sua receita.

Quando congelamos o feijão (ou diversos outros alimentos), ao descongelá-lo (retirá-lo do freezer para a geladeira), normalmente, ele fica levemente mais salgado.

Já fiz de outras formas, mas essa foi a mais prática e gostosa. Normalmente é meu marido quem faz o feijão e outros quitutes. Dividimos as tarefas aqui em casa com nossos filhos também... isso é muito bom, pois todos aprendem e se unem mais ainda. :D

Espero que tenham gostado e que aproveitem muuuito essas dicas e receitas Doce Lar!
 
Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato