Feijão "Carioquinha" (ou outro da cor marrom)!

12:11Silmara Aldrighi


Dicas: Caso resolva deixar o  feijão de molho na véspera, no dia seguinte, antes de cozinhá-lo, lave-o e ponha água nova para cozimento. O tempo de cozimento cairá para 35min. Como estou passando a receita mais fácil não precisa fazer essa etapa não. 

Use metade do pacote ou, se fizer todo ele, assim como eu, é só fazer a mesma receita com a outra metade, em outra panela de pressão, pois não caberá tudo em uma só. Esta receita é para panela de pressão com capacidade para 4 1/2 litros.

Quando provar e, para o seu gosto, achar que faltou sal, é só acrescentá-lo. Quando achar salgado (não será o caso desta aqui), será preciso cozinhar mais um pouco com uma batata (nem que precise acrescentar mais água). O tamanho da batata depende do quanto a mais de sal você pôs em sua receita.

Quando congelamos o feijão (ou diversos outros alimentos), ao descongelá-lo (retirá-lo do freezer para a geladeira), normalmente, ele fica levemente mais salgado.

Já fiz de outras formas, mas essa abaixo foi a mais prática e ainda é muito gostosa.

Algumas pessoas usam 250g de carne de sol (ou carne seca) dessalgada (ou seja, se tiver salgada, precisa pôr em água na véspera e ficar trocando e lavando até o dia seguinte) e cortada em pedaços médios na hora de cozinhar o feijão.

Fácil de Fazer: Escolha o feijão limpinho (500g), jogando fora o que está ruim. Lave-o e ponha em uma panela de pressão.

Acrescente 1 cebola pequena picada;   2 colheres de pimenta de cheiro picadinha e sem semente;   200g de abóbora (daquela bem "alaranjada" - não gosto de usar as "amareladas" - é optativo, caso não queira usar, pois também fica gostoso sem ela, embora perca alguns dos nutrientes);   2 dentes de alho;   1 tabletinho de caldo de feijão/bacon/frango/carne/legumes;   1 colherzinha de sal e quase 2 1/2 litros de água. Observe sempre o limite definido para sua panela de pressão, para verificar se poderá fazer o feijão nela.

Cozinhe, por 40 minutos, em panela de pressão. Ao amornar, verifique a pressão e abra a panela. Veja se está bom de sal.

À parte, amasse, com um garfo, 1 concha grande de feijão (sem o caldo). Refogue, em fogo baixo e em 3 colheres de sopa de azeite (para não perder as propriedades), outros 2 dentes de alho picados. Acrescente o feijão já amassado com o garfo. Refogue mais um pouco.

Ponha essa mistura de volta na panela, acrescente 2 colheres (sopa) de cebolinha picada e deixe ferver mais um pouco. O feijão ficará bem encorpado e delicioso.

Espero que tenham gostado dessa receita fácil e que normalmente está no nosso dia-a-dia...

Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato