Bolinho Surpresa de Chocolate (de caneca e micro-ondas)!

18:05Silmara Aldrighi

Fica pronto em 3 minutinhos e a calda, em 30 segundos... Fala sério né gente... É ideal pra matar saudade (e a fome, hahaha) daquele bolinho de chocolate COM CALDA seeem quase sujar louça. Tem coisa melhor? Vi diversas variações dessa receita, como a ordem de misturar ingredientes, usando ou não o liquidificador. Acabei selecionando fotos que mais parecem com a minha experiência, já que não fotografei o "feito". Espero que tenha ficado bem explicadinho... :D

O que importa é que essa aqui deu certo. E você pode servir o bolinho com sorvete. É gostoso! Mas o bom é comê-lo quentinho, como é o petit gâteau, pois é de micro-ondas. Se esfriar totalmente não fica a mesma coisa... Da próxima vez que o fizer, verei como será pôr uns pedacinhos de chocolate no meio da massa (é passar rapidamente o chocolate na farinha de trigo e soltar pertinho da massa, devagar)... mas ainda não fiz esse teste... :T

Ingredientes: 1 ovo pequeno;   4 colheres (sopa) de leite;   3 colheres (sopa) de óleo;   2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó;   4 colheres (sopa) rasas de açúcar;   4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo;   e 1 colher (café) de fermento em pó.

Modo de Fazer: Coloque o ovo na caneca e bata bem com um garfo; acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Leve por 3 minutos ao micro-ondas na potência máxima.



Dicas:

(1) Para saber qual a caneca ideal, separe uma com capacidade de 300 ml. Se for menor do que isso, ingredientes podem transbordar e vazarão pela caneca. Se isso ocorrer, não se desespere! :)


 
(2) Se preferir, desenforme, corte com um pedaço paa ficar retinho, vire no prato e ponha a cobertura. De repente dá até para dividir em 2 menores... para tudo se dá um jeitinho... Pode desenformar o bolinho antes. Ponha num prato e depois derrame a cobertura, seja ela qual for.

Dimensões desta caneca:

9,5 de comprimento (altura)
8,5 de diâmetro (largura da boca da caneca)
Capacidade de 300 ml

(3) A colher (sopa) da farinha, do chocolate e do açúcar são RASAS. Se colocar colher (sopa) fazendo morro, o bolo vai ficar duro.

(4) Se você deseja desenformar da caneca, facilitará se untar uma outra caneca com margarina e farinha de trigo para por a massa que misturou e levar o bolo para assar no micro-ondas.

Opções de cobertura 
(Ela penetra na massa. Para ajudar, afaste as laterais, enquanto vai derramando, na massa, a cobertura)

(1) Cobertura simples (calda): Essa é a mais rápida, mais barata e é gostosa.


Ingredientes: 2 colheres (sopa) de leite;   1 colher (chá) de manteiga;   1 ou 2 colher(es) (sopa) rasa(s) de açúcar (usei só 1 para não ficar muito doce);   3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó.

Modo de fazer: Misture tudo e coloque por 30 segundos no micro-ondas na potência máxima. Coloque no bolo ainda quente.

Fica mais ou menos assim:

A foto não tá bem focalizada, mas acho que dá pra ver...

(2) Cobertura de Ganache


Ingredientes: 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado;   3 colheres (sopa) de creme de leite;   1 colher (sopa) de leite.

Modo de fazer: Derreter o chocolate em banho-maria (no fogo) e acrescentar o restante dos ingredientes. Deixe esfriar levemente para engrossar um pouco e cubra o bolo com essa calda.

Fica assim ao esfriar um pouco:
Nhami, nhami!

O bom é se divertir fazendo esse bolinho, também. Então, enfeite-o e seja hiper criativa (o). :D

Algumas ideias pra vocês:

Aniversário de Namoro e você quer fazer algo pra ele sem ter muita habilidade na cozinha? Aí... Mas não esqueça de decorar bastaaaaante!

E porque não aproveitar as crianças, filhos e sobrinhos para brincar de decorar bolinhos e depois comer? :)

Espero que tenham gostado! 

Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

6 comentários

  1. Essa eu simplesmente AMEI, hahahaah ! Uma fofuraa essa sobremesa, além de parecer uma delícia! =D

    Essa eu posso fazer aqui *-* e nem preciso de muitos ingredientes. Adoreiii.

    ResponderExcluir
  2. Você vai gostar mesmo... Mas assim que fizer me conta como foi, hein? :D

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar nesse final de semana! Ameeeeeeeeeeei as dicas!! Parece mto fácil de fazer. *-*

    ResponderExcluir
  4. Carolzinha,
    Depois me conta, tá? A primeira vez que fiz me deu uma aflição..achava que sairia tudo duro....agora tô na maior expectativa por vc e pela Mari, que também deve testá-la esses dias....
    Boa Sorte! Bjs. *_*

    ResponderExcluir
  5. Hummm...Acabei de fazer e ficou uma delícia. Na verdade eu fiz massa para vários e coloquei só um no micro-ondas para testar. Ficou horrível, acho que coloquei muita farinha. Daí consertei a massa e os outros sairam ótimos. Adoreiii!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que deu certo, menina! É assim mesmo: nem sempre a gente consegue de primeira.

    Minha filha resolveu fazer, pediu para eu ajudar, mas não aceitei. Disse a ela que ela tentasse sozinha, porque seria como um "laboratório" para mim....assim saberia o que sentiu, como ficou ao final, etc. Pois não é que deu certo 2 vezes? A primeira ficou para o irmão dela, que pediu logo (ela pôs a calda em cima). Na segunda, ela resolveu dividir a metade na outra caneca e me deu. Desenformou num prato, pôs uma bola de sorvete crocante e a calda por cima....adorei! Só não gosto desse bolo, quando ele esfria (acho que fica meio borrachudo, não?). Aí teria que fazer bolo no forno mesmo....

    Valeu pelo depoimento. Bjs da Sil!

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato